Amamentação é tema de palestra em Chapecó

Evento ocorreu no Centro de Saúde da Família Sul

- Publicidade -
 

Em comemoração ao Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, a equipe de saúde do Centro de Saúde da Família Sul organizou uma atividade diferenciada. 

>> Últimas notícias <<

Teve palestra com Andreia Cristina Dall'Agnol, enfermeira obstetra, atuante no Hospital Regional do Oeste, que falou sobre a atividade de incentivo ao aleitamento materno. Além disso, também teve uma atividade realizada pela equipe multiprofissional, inclusive com a presença de profissionais da Aldeia Conda.

De acordo com a coordenadora do Centro de Saúde da Família Sul, Ingrid Pujol Hanzen o mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado, porque simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. 

A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. É uma cor toda especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico. São trinta dias, em que são celebrados a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento.

Ela explica que há cerca de vinte anos, entre os dias 1º e 7 de agosto acontecem ações, no mundo todo, em prol da amamentação. São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais. 

Semana Mundial de Aleitamento Materno 

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) faz parte de uma história focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. Atualmente, é considerada um veículo que promove o aleitamento em 120 países.

A história da SMAM teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a UNICEF, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”. Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (WABA). 

Em 1992, a WABA criou a SMAM e, todos os anos, define o tema a ser explorado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas. No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a SMAM desde 1999, sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso país e pela elaboração e distribuição de cartazes e folders.


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Como o tabagismo pode afetar voz, boca e garganta?
Osteopatia pediátrica: método contribui na qualidade de vida dos recém-nascidos
Entenda a relação entre a asma e o novo coronavírus
7 dicas para cuidar da saúde mental em meio à pandemia
Gestantes e mulheres que deram a luz há pouco tempo precisam ter cuidado com o coronavírus
Profissionais da saúde pública podem receber atendimento gratuito
População deve procurar atendimento médico para outras doenças durante pandemia
Por que o Coronavírus é mais perigoso para os idosos?
No Dia Mundial do Enfermeiro, o nosso muito obrigado!