Artista carioca expõe na Galeria da Unochapecó

Mozileide Neri Barbosa apresenta suas obras na exposição intitulada 'Geometria Híbrida'. A abertura será nesta terça-feira (3), às 19h

- Publicidade -
 

Ícaro Colella

Especial Unochapecó

Diferentes formas geométricas que se misturam, parecem triângulos, quadrados, retângulos, mas dispensam a simetria em sua composição. A ausência de regularidades é o que permeia a exposição da artista plástica carioca, Mozileide Neri Barbosa, na exposição denominada 'Geometria Híbrida', que abre nesta terça-feira, às 19h na Galeria Agostinho Duarte da Unochapecó com a presença da artista.

A exposição é formada por 15 obras distribuídas na galeria, sendo 12 xilogravuras sobre papel e três obras táteis, formadas por colagens geométricas de madeira, papelão e couro sobre papel que fazem referência às matrizes das xilogravuras. Essas obras táteis integram a composição e convidam os observadores a tocar e sentir, com a ponta dos dedos, as texturas e formas. As fichas técnicas estão em dupla leitura, português e braille, assim como o texto sobre a exposição. "É uma exposição acessível para todos os públicos. Os materiais podem ser tocados pelo público com deficiência visual e também pelo público vidente. A ideia é que todos possam fazer uma experiência tátil com as obras", ressalta a artista. 

A composição da exposição foi pensada a partir das possibilidades de cada xilogravura, seja em relação à cor, formas, movimento, sombras e sobreposições, até o resultado final da montagem. A galeria recebe uma mostra que não é tão comum ser encontrada na região, e forma um ambiente que desperta a curiosidade de quem entra e permite a múltipla leitura e interpretação entre as formas impressas. 

A artista e suas obras

Mozileide está na sétima exposição em Santa Catarina. Ela já exibiu suas obras em Indaial, Timbó, Joinville, Blumenau e Jaraguá do Sul. As criações da artista chegaram a Chapecó em 2015 e foram expostas na Agostinho Duarte, entretanto, ela não conseguiu realizar a montagem nem participar da abertura. Dessa vez, Mozileide estará presente e está animada para ver as reações do público ao entrar em contato com seu trabalho. "Estou muito feliz com a possibilidade de conhecer mais uma cidade catarinense, estado que gosto muito. Espero que as obras despertem curiosidade e que os observadores encontrem outras formas geométricas e se divirta muito nessa experiência", finaliza. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Bolshoi faz pré-seleção em Chapecó nesta quarta-feira
Inscrições para o workshop da Escola Bolshoi encerram nesta segunda-feira (16)
Cinco motivos para visitar os museus e galerias de arte de Chapecó
Morador de Xanxerê lança livro no Rio de Janeiro e em Chapecó
Cyberbulling: a maldade por trás da internet
Cão que furta pet shops fica famoso em Balneário Camboriú
Feira de Mudas Frutíferas e Ornamentais começa sexta-feira em Chapecó
Dança Chapecó começa nesta quarta-feira (11)
Orion é o novo filhote que chega ao Corpo de Bombeiros de SC
30ª Feira de Pássaros e Orquídeas espera 4 mil pessoas em Chapecó