Blitz educativa, agente mirim e domingo sem carro marcam ações em Chapecó

Programação iniciou nesta quarta-feira (18) e segue até o dia 25. Durante o ato, Agentes de Trânsito receberam novos uniformes e doaram os antigos para projeto da PRF

- Publicidade -
 

A Prefeitura de Chapeco lançou, na tarde desta quarta-feira (18), o cronograma de atividades da Semana Nacional de Trânsito. Entre as ações programadas para os próximos sete dias, estão blitz educativas em escolas, empresas; ações voltadas aos motociclistas, para o uso correto das vagas de estacionamento, além de duas novidades: o projeto Agente Mirim, que será realizado em parceria com o Colégio Marista, e também o dia sem carro.

A mensagem da campanha de 2019 é ‘No trânsito, o sentido é a vida’, por isso o foco das ações em Chapecó será voltado para a conscientização por um trânsito mais seguro e humano.

De acordo com a Secretária de Defesa do Cidadão e Mobilidade, Luciane Stobe, a intenção é trabalhar com a população a importância do respeito e noção de compartilhamento do trânsito. “Teremos ações específicas que são para orientar sobre o uso adequado das vagas de estacionamento com o objetivo que a população consiga compreender o uso adequado da vaga e assim diminuir a nossa ação fiscalizatória”, diz.

Outra ação da semana foi pensada em função do grande número de acidentes envolvendo motociclistas. “Por isso vamos reforçar a eles a importância da conduta responsável e preventiva. Não podemos esquecer que o trânsito é de todos nós, a cidade é de todos e por isso precisamos pensar nisso juntos, com atitudes individuais que serão capazes de mudar o coletivo”, reforça a Secretária.

Dia Mundial sem Carro

No domingo (22), é marcado como o Dia Mundial sem carro.  Para isso, a Avenida Getúlio Vargas será transformada em uma grande praça de compartilhamento para toda comunidade. A Avenida estará fechada para o tráfego de veículos nos dois sentidos, entre as Ruas Marechal Bormann e Quintino Bocaíuva, das 7h às 16h.

A Avenida estará livre para ser usada pelos chapecoenses para que possam utilizar para lazer e diversão com os amigos e familiares. “A ideia é não ter um evento, mas sim, um momento para que a comunidade compreenda que ele passa a ser um espaço compartilhado como uma grande praça em função e incentivando também os compartilhamentos dos espaços públicos. Fica o convite para a comunidade trazer bicicleta, skate, chimarrão. É uma praça e é por isso que nós compartilhamos esse espaço nesse momento”, reforçou Stobe.

Novos uniformes e doação dos antigos

Durante o lançamento desta quarta (18) foi apresentada a nova identidade visual e entregues os novos uniformes aos Agentes de Trânsito. Hoje, a cidade tem 22 profissionais que atuam no controle do trânsito, orientação aos motoristas e pedestres, além da fiscalização.

Os novos uniformes têm as cores amarelo e preto, diferenciando dos Guardas Municipais. “Hoje em dia, os Agentes exercem funções parecidas e algumas são as mesmas que os Guardas Municipais, então na visão da população chapecoense, nós somos uma só categoria. Por isso, essa mudança vem para legitimar os nossos profissionais e assim ter uma identidade própria”, ressalta Jairo Luterek, Coordenador dos Agentes de Trânsito.

Durante a abertura aconteceu ainda a entrega das fardas antigas dos Agentes para a Polícia Rodoviária Federal, que realiza a Campanha Desapego. Os uniformes serão descaracterizados e tingidos, para na sequência serem entregues as famílias de imigrantes que residem em Chapecó. “O Projeto começou com a entrega das fardas dos Policiais Rodoviários Federais em parceria com o SENAC de Blumenau e o resultado já foi positivo e com mais estes materiais vamos alcançar um número maior de famílias”, explica a representante da PRF.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Cadeirinha salva criança em acidente na BR-101 em Guaruva
PRF flagra embriaguez, falta do cinto e ultrapassagens proibidas em SC
Moto com 10 anos de licenciamento vencido e R$ 29 mil em multas é apreendida em Chapecó
Operação Salvando Vidas: PMRv inicia ação para reduzir número de acidentes com mortes no Oeste
Detran fará validação facial para emissão de CNH em Santa Catarina
Já pensou em ir de bike para o trabalho?
18 indenizações por morte são pagas a cada grupo de 100 mil habitantes
Agente de trânsito Mirim: As crianças dão o exemplo
Desatenção e imprudência: flagrantes do trânsito chapecoense
Pedestre, a responsabilidade por um trânsito seguro também é sua