Bombeiros apostam em lives para dar dicas e orientações sobre ações preventivas

Em Chapecó, sequência de transmissões aborda como evitar e como agir em situações de incêndios, intoxicações e em situações de trânsito. Videoaulas são transmitidas nas redes sociais do 6º BBM

- Publicidade -
 

Já pensou você receber dicas de prevenção e combate a incêndios, o que fazer em caso de intoxicação ou como agir corretamente (e não se colocar em risco) em situações de acidentes de trânsito, de forma simples e com demonstrações passo a passo? E sem precisar sair de casa? Foi pensando exatamente nisso que o 6º Batalhão de Bombeiro Militar (6BBM) de Chapecó deu início à série ‘Aprenda em Casa’, que é uma série de lives onde os profissionais do Bombeiro dão orientações e tiram dúvidas da comunidade.


O tenente Tiago Lucian Oliveira, chefe do setor de Instrução e Ensino do 6ºBBM, explica que com a pandemia de coronavírus, as ações sociais e de contato com a comunidade realizadas pelo Bombeiro precisaram ser suspensas. Com isso, surgiu a necessidade de encontrar outra forma de repassar essas orientações e alertas ao maior número de pessoas possível. E foram nas redes sociais, e nas famosas lives, que eles encontraram a maneira de fazer isso.


“Pensamos em aproveitar a onda da lives e achamos que seria uma forma adequada para o momento, de disseminar esse conhecimento. Foi assim que surgiu a primeira ideia há um mês. Fizemos um teste piloto e deu certo. Atingimos um bom número de pessoas não só de Santa Catarina, mas de outros estados também. Isso nos estimulou a continuar no processo”, destacou.


O primeiro assunto abordado foi o Atendimento Pré-Hospitalar (APH). “Agora vamos tratar de três temas: incêndios, intoxicações e trânsito”, complementou o tenente.

 

Incêndios


Na live que foi ao ar na terça-feira (28), e está disponível no perfil do Youtube e também do Facebook dos Bombeiros de Chapecó, tratou sobre incêndios. Entre as informações repassadas estão as principais causas, classes de incêndios, uso de extintores e também do sistema preventivo presentes em edificações residenciais e prediais. “É fundamental destacar que o sistema preventivo é de uso de toda a comunidade, mas a maioria das pessoas nunca mexeu e muitos não sabem como manusear. E uso dele na fase inicial de um incêndio pode fazer toda a diferença na situação antes mesmo da chegada das guarnições”, destacou.

 

Próximas lives


A próxima live, marcada para esta terça-feira, tratará sobre intoxicações. “Vamos dar continuidade à aula de incêndios e falaremos sobre como fazer a evacuação em ambientes com fumaça, rotas e técnicas de fuga, como agir em caso de intoxicação por fumaça, por substâncias tóxicas”, detalhou Oliveira.


A última live da série de três será sobre Trânsito. “Vamos falar das principais causas, riscos e primeiros atendimentos. O que o cidadão pode fazer antes do Bombeiro chegar”, explica. O tenente ressalta que a primeira medida é acionar o socorro,

 

 Trânsito


Na última live desta primeira edição do projeto, marcada para 11 de agosto, o tema será o trânsito, os principais causadores de acidentes, riscos presentes e os primeiros atendimentos. “Para ser a nossa finalização, vamos falar das principais causas, riscos e os primeiros atendimentos. O que o cidadão pode fazer antes do bombeiro chegar”, comenta o tenente, lembrando que a primeiro passo é sempre acionar o socorro. “Antes de qualquer coisa acione o 193, ou peça que alguém o faça. Os procedimentos depois disso serão detalhados na live”, enfatizou.


Oliveira lembrou que em algumas situações, a aglomeração de pessoas em torno de um acidente pode ser prejudicial, inclusive, podendo fazer mais vítimas ou provocar novos acidentes.


O tenente destacou ainda que Chapecó é referência em resgate veicular. “Nossa região, pela característica das rodovias, tem bastante acidente e acabamos nos especializando nisso. Aqui vai ser construído um centro de inovação e resgate veicular e em saúde”, pontuou.

 

Escolha dos temas


Oliveira comenta que os temas foram escolhidos por serem bastante frequentes nos atendimentos feitos pela corporação. “E são assuntos que conseguimos passar de forma simples, online e em que a atitude da pessoa naquele momento pode ser crucial. Por isso pensamos nestes três temas. É fundamental que o cidadão saiba como agir antes da chegada da emergência”, salientou.

 

 Eu perdi as lives? Como faço para assistir?


Todas as lives são transmitidas no perfil do 6ºBBM no facebook e também no Youtube, e ficam disponíveis para quem não conseguiu assistir ao vivo as transmissões.

No facebook: www.facebook.com/cbmsc.chapeco

Youtube: www.youtube.com/6bbm

 

Novas videoaulas


Independentemente da pandemia, a forma de ensino à distância é uma realidade e veio para ficar. Isso vale também para as aulas e atividades promovidas pelo Corpo de Bombeiros de Chapecó. O tenente conta que o projeto do Aprenda em Casa deve continuar sendo realizado.


“Percebemos que tivemos uma abrangência muito legal e o nosso objetivo é atingir a comunidade, para desenvolvermos essa cultura preventiva. Vamos continuar sim, temos essa pretensão, mas vai ser aos poucos”, explica o tenente, lembrando que a organização das aulas gera uma grande demanda aos profissionais, que precisam aliar isso às demais atividades do dia a dia do Bombeiro. “Precisamos fazer com planejamento para não ter prejuízo na nossa capacidade de resposta”, finaliza.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Moradores de São Domingos registram chuva com cor escura
Teodoro e Sampaio farão live para ajudar Sofia Helena
Homem fica ferido em acidente no acesso a Chapecó
PRF recupera veículo que não foi pago e devolve ao dono em Campos Novos
Acidente entre carro e caminhão faz pista ficar perigosa em Formosa do Sul
História em quadrinhos retrata a cultura italiana no Sul do Brasil
Polícia esclarece morte de jovem registrada em junho no Distrito Marechal Bormann
Detonações de rochas serão realizadas em Maravilha nesta sexta-feira (18)
Escola Leonel Brizola desenvolve projeto para estimular a leitura em Chapecó
Motorista fica ferida ao bater em poste na avenida Fernando Machado