Boviexpo encerra neste sábado em Chapecó

Evento tem o objetivo de fomentar a cadeia produtiva da pecuária de corte e leite em Chapecó e região

- Publicidade -
 

Encerra neste sábado (9) a primeira edição da Boviexpo. O objetivo da feira é fomentar a cadeia produtiva da pecuária de corte e leite em Chapecó e região. O evento ocorre no Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves (Efapi).

>> Últimas notícias <<

A iniciativa é do Sindicato dos Produtores Rurais de Chapecó com apoio do Sistema Faesc/Senar, Sicredi, Cooperalfa, Sebrae/SC, Prefeitura de Chapecó e Núcleo de Criadores de Bovinos. As atividades incluem exposição e julgamento de bovinos de corte e leite, leilão de animais e competição de equinos. A entrada é gratuita para pedestres e veículos.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Chapecó e vice-presidente regional da Faesc, Ricardo Lunardi, a Boviexpo conta com 25 empresas expositoras, além dos produtores de gado de corte e leite, totalizando cerca de 350 animais.

“A expectativa é de que em torno de 2 mil visitantes compareçam ao parque de exposições durante os três dias e sejam movimentados R$ 2 milhões”, destaca. “Procuramos oferecer um espaço para comercialização e divulgação dos produtores que são referência no Estado e fomentar a pecuária de corte na região”, enfatiza.

Expositores 

Entre os produtores presentes, a Fazenda Berté de Água Doce (SC) se destaca pela qualidade da genética para reprodução de várias raças. “São 26 anos de trabalho com muito critério na seleção dos animais”, comenta o representante Alex Lorenzetti. “Estamos sempre participando de feiras como essa para fazer contatos com produtores da região, que já têm boa aceitação dos nossos animais, e divulgar o leilão anual que realizamos”, completa.

A Basso Pancotte é uma das expositoras no evento. Responsável pela distribuição em Santa Catarina de medicamentos Virbrac e Vansil, a empresa tem como objetivo divulgar a marca para produtores, técnicos e estudantes. “Estamos aqui para prospectar a venda da nossa linha de produtos e também reforçar a parceria com quem já é nosso cliente”, comenta o gerente regional da Unidade de Negócios Pecuária RS/SC/PR, Márcio Flores da Cunha Chaiben. 

Oficina técnica 

Uma das atividades do primeiro dia de Boviexpo foi a realização da Oficina Técnica do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). O ATeG tem como objetivo proporcionar aumento da produção, evolução na produtividade e no nível de gestão, além do incremento da renda líquida das propriedades rurais catarinenses.

São duas oficinas realizadas por ano, sendo esta a segunda de 2019. O supervisor técnico do ATeG, Fabio Pereira Neves, e o consultor técnico de Xanxerê, Jonatan Lang, apresentaram tópicos em manejo reprodutivo de rebanhos de cria. “A cria é onde tudo começa”, observa Neves. Segundo ele, um produtor que mede seus resultados, sempre buscará animais melhores.

Também foram apresentados os resultados parciais de uma propriedade conceito, pelo consultor técnico de Chapecó, Arthur Zanferari. A fazenda Tio Zaca, de Caxambu do Sul, obteve uma taxa de retorno de capital de 27% e ainda tem potencial para crescer, conforme Zanferari. O produtor André Miller comentou como conseguiu um desenvolvimento melhor do pasto após a primeira oficina. Falou também da diferença do manejo comparado com as mudanças ocorridas após a participação no ATeG.

Para finalizar, o professor Diego de Córdova Cucco abordou o tema “Como escolher touros/sêmen para a IATF (inseminação artificial por tempo fixo)”. Ele apresentou aspectos de mercado e raças que agregam maior valor, além de como observar o ambiente onde será produzido.


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Preço dos produtos básicos cresce em Chapecó
Chapecó está entre as melhores cidades para se fazer negócios
CDL sugere horários de atendimento para as vendas de Natal em Chapecó
Faturamento de exportações de carne suína de SC em 2019 supera todo ano de 2018
Boviexpo encerra neste sábado em Chapecó
Apostas lotéricas ficam mais caras a partir de domingo
Entenda as diferenças entre temporários e terceirizados
Preço pago ao produtor de trigo aumenta em Santa Catarina
Minerais orgânicos na dieta do gado de leite favorecem produtividade