Casos de coronavírus sobem para 149 em SC

Aumento foi de 20% em relação a quarta-feira (25). Estado registrou também a primeira morte em decorrência da doença

- Publicidade -
 

Santa Catarina registrou um salto de 20% nos casos confirmados de coronavírus. O número, que na quarta-feira (25) era de 122, aumentou para 149 nesta quinta-feira (26), conforme informado pelo governador de SC, Carlos Moisés, em coletiva no fim da tarde desta quinta-feira (26), ao lado dos secretários Helton de Souza Zeferino (Saúde), Paulo Eli (Fazenda) e Douglas Borba (Casa Civil).

Carlos Moisés iniciou a coletiva lamentando a  primeira morte provocada pelo Coronavírus, de um idoso que estava internado em São José. Segundo ele, todos os idosos que vivem na casa de idosos onde o paciente vivia, estão sendo submetidos a exames. O número de casos suspeitos da doença somam 325.

As cidades com casos confirmados são: Balneário Arroio do Silva (1), Balneário Camboriú (8), Blumenau (12), Braço do Norte (9), Camboriú (4), Canelinha (1), Chapecó (4), Criciúma (12), Florianópolis (20), Gaspar (1), Gravatal (3), Içara (1), Imbituba (5), Itajaí (16), Itapema (1), Jaguaruna (2), Jaraguá do Sul (2), Joinville (7), Lages (1), Navegantes (3), Pomerode (1), Porto Belo (3), Rancho Queimado (2), São José (8), São Ludgero (1), São Pedro de Alcântara (1), Siderópolis (2), Tijucas (1), Timbé do Sul (1), Tubarão (8). Outros cinco casos são de pessoas de outras cidades e outros 3 casos de estrangeiros, diagnosticados com a doença em SC.

Perfil dos casos
O secretário de Saúde destacou que dos casos confirmados da doença em SC até agora, 25% são de pacientes com idades entre 30 e 39 anos. Pessoas entre 50 e 59 anos representam 19% dos casos positivados da doença. Do sexo dos pacientes, Zeferino comentou que está praticamente igual: 50,4% são mulheres e 49,6% homens. 

Dos 10 pacientes internados em UTIs, 60% deles são de pessoas acima dos 60 anos. "Confirmando as estatísiticas de que os pacientes que requerem mais cuidados são os idosos.  Mas é importante destacar que todos estamos suscetíveis à patologia, basta olhar que a maioria das confirmações são de pessoas jovens", diz, reforçando a importância dos cuidados mesmo com a vigência das medidas para retomar a economia.

"Os catarinenses têm aderido aos ordenamentos do governo de SC  e isso terá reflexos positivos. Mas precisamos lembrar que o Brasil ainda vive momento insipiente e está só começando na progressão do vírus", alertou o governador. 


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Governo do Estado registra a segunda morte pelo novo coronavírus em Santa Catarina
Ministérios vão agir de forma integrada durante a crise do novo coronavírus
Casos de coronavírus sobem para 219 em Santa Catarina
Com escolas em quarentena, Startup leva simulado do ENEM on-line a estudantes
Senado aprova benefício de R$ 600 a autônomos e informais
Câmara Municipal de Chapecó realiza sessão ordinária virtual
Centro de Triagem para pacientes com sistemas respiratórios já funciona em São Miguel do Oeste
Como se comportar nas compras para diminuir risco de contrair o novo coronavírus
Sobe para 159 o número de mortes por causa do coronavírus no Brasil
Senai oferece 100 mil vagas gratuitas em cursos à distância durante pandemia do coronavírus