Cerca de 8 mil alunos recebem aulas de educação ambiental no Oeste

Atendimentos foram realizados em escolas dos 11 municípios lindeiros ao reservatório da Usina Hidrelétrica Itá

- Publicidade -
 

O Centro de Divulgação Ambiental (CDA) do Consórcio Itá atendeu durante o ano de 2019, por meio de seu programa de Educação Ambiental, cerca de 8 mil alunos, das séries iniciais ao ensino fundamental, de 75 escolas públicas e particulares da região. Os atendimentos foram realizados entre os meses de março e dezembro, em escolas dos 11 municípios lindeiros ao reservatório da Usina Hidrelétrica Itá.

Foram 14 temas abordados em 181 ações educativas. Entre os conteúdos trabalhados estão: dengue, ecossistemas, agrotóxicos, resíduos sólidos, sustentabilidade, água, unidades de conservação e faixa ciliar. No último ano, a palestra com maior número de expectadores foi sobre a dengue, com quase mil alunos atendidos. A apresentação abordou os ciclos da dengue, transmissão, sintomas e prevenção. Ela veio ao encontro dos trabalhos preventivos realizados pelas escolas em decorrências dos focos dos mosquitos transmissores identificados nos municípios.

Leo e Juju

Somente o projeto Aventuras do Leo e Juju, em 2019, atendeu 4,3 mil alunos do pré-escolar ao o 6° ano, sendo utilizados recursos como vídeo, gibis e jogos pedagógicos. A linguagem para o público infantil e os materiais ilustrativos ajudaram na compreensão dos temas e, ainda, possibilitaram que as crianças levem para casa e compartilhem o aprendizado com os familiares. Há 12 anos o uso dos materiais e personagens auxiliam na prática da educação ambiental.

Palestras para grupos

Além das palestras em escolas, os educadores do CDA também atenderam grupos comunitários. Foram 30 grupos em 2019 e cerca de 980 expectadores. O tema água e ecossistemas foram trabalhados para a terceira idade e entre os grupos de mulheres, as palestras abordaram a questão dos resíduos sólidos. 


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Homem é preso por porte ilegal e disparo de arma de fogo no interior de Chapecó
Caminhão sai da pista e cai em ribanceira em Xaxim
Unochapecó recebe Prêmio Inovação Catarinense
Confira o que abre o que fecha durante o Carnaval em Chapecó
Começando uma nova história
Saiba como fica o funcionamento nos bancos neste Carnaval
Cordilheira Alta vedará contratação direta de empresas de parentes de agentes públicos
Mãe moradora de Concórdia é multada por negligenciar estudo do filho
Convênio entre Polícia Civil e Cis-Amosc fortalece atuação aeromédica na região Oeste
Novo quartel dos Bombeiros de Chapecó será inaugurado nesta sexta-feira (21)