Chapecó reúne professores de todo o país na 3ª Semana Suzuki de Violão

Curso capacita professores para inovar no ensino de violão com o Método Suzuki. Evento começou na segunda-feira (27) e segue até o domingo (2), na Unoesc Chapecó

- Publicidade -
 

Pela terceira vez em Chapecó, a Escola de Música Daniel de Lima realiza a Semana Suzuki de Violão, capacitação que prepara professores de música para atuarem com o Método Suzuki em suas aulas. O evento iniciou na segunda-feira (27), segue até o domingo (2), na Unoesc Chapecó e também contará com master classes para alunos de violão.

Ao todo, a capacitação para o Método Suzuki têm nove módulos e cada um estuda um dos livros do método. Em Chapecó, os participantes estão no terceiro livro e é uma das poucas oportunidades de se capacitar no método. “Esta é apenas a terceira vez no Brasil que o módulo três é realizado. É um curso raro, que até há um tempo atrás os interessados precisavam sair do país para fazer”, destaca o realizador, Daniel de Lima. Exatamente por este motivo, professores de todo o país estão reunidos em Chapecó para participar das 36 horas de capacitação, ministradas pela professora americana MaryLou Roberts.

A professora, que é referência mundial quando o assunto é ensino de violão para crianças, irá realizar o curso em duas partes: Na pedagógica, que iniciou no dia 27 de janeiro e termina em 2 de fevereiro, os professores aprenderão estratégias e atividades para usar em sala de aula. Na prática, que acontece de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, alunos de violão terão aula com MaryLou Roberts, enquanto os professores observam as estratégias sendo usadas no ensino.

Inscrições na Master Classes

As master classes são abertas ao público e interessados podem se inscrever pelo telefone (49) 98438-7343.             A Semana Suzuki conta com o apoio da Strings By Mail; Unoesc Chapecó; Pompeo Apoio Ergonômico para violão e Golden Hotel.

O Método

Criado nos anos 1970, o Método Suzuki foi pensado inicialmente para o ensino do violino e apenas em 2014 iniciaram-se cursos focados em violão no Brasil. Shinichi Suzuki, criador da técnica, se baseou nos elementos do método da língua materna, com essa aprendizagem aplicada à música. “As crianças aprendem a língua materna com facilidade e, assim como não há ninguém que tem talento para aprender a falar uma língua, acreditamos que não há ninguém que nasceu com uma habilidade especial para aprender música. Todo mundo pode aprender se tiver os estímulos adequados e o ambiente favorável”, destaca Daniel. Alguns dos conceitos que fazem parte do método são a utilização de linguagem lúdica, jogos e brincadeiras. A realização de aulas coletivas e a inserção dos pais no processo também são consideradas fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes, assim como na aprendizagem da língua.

Programação da Semana:

Estratégias de Ensino:

Data: 27 à 29 de janeiro de 2020

Horários: 10h às 13h e 15h às 18h (dias 27 e 28) e das 10h às 13h (dia 29)

Violão Suzuki - Livro 3:

Data: 29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2020

Horários: 10h às 13h e 15h às 18h  (dia 29, das 10h às 13h)

Master classes:

30 de janeiro - 16h às 18h

31 de janeiro - 16h às 18h

1º de fevereiro - 15h às 18h

2 de fevereiro - 15h às 17h

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Saiba os cuidados para se tomar nesse carnaval
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado de R$ 190 milhões
Você sabe onde curtir o carnaval?
As novidades da Netflix para março
Quem é seu filho na internet?
Verão Cultural: Programação deve durar dois meses em Chapecó
Como pais devem participar da vida escolar das crianças
Chapecó reúne professores de todo o país na 3ª Semana Suzuki de Violão
Veja quais são os lançamentos da Netflix para fevereiro
Confira a lista de filmes da Netflix indicados ao Oscar 2020