Chapecó terá teste para covid-19 em drive-thru neste sábado

Ação é uma parceria entre Grupo Servioeste, Laboratório Ridiger, Clínica Popular ACM, Vida Emergência Médica e Postos Nota 10

- Publicidade -
 

Os testes em drive-thru serão neste sábado (4), das 8h às 18h, no Posto Nota 10 que fica na rua Fernando Machado, 1294, esquina com a rua São João. Não é necessário agendar e o paciente deve permanecer dentro do veículo. A ação tem apoio da Secretaria da Municipal da Saúde e toda a população pode realizar o exame, sem restrições. O teste ajuda a esclarecer dúvidas de pessoas com sintomas ou que tiveram contato com alguém positivado.

Como é feito o teste

O exame se dá pelo sangue coletado da ponta do dedo (a exemplo do exame rápido para glicemia). A amostra é submetida à banda de análise (chamada kit rápido) e visa identificar se o paciente possui anticorpos produzidos pelo organismo depois de infectado pelo Covid-19.

As coletas e análises serão feitas por técnicos do Laboratório Ridiger. O laudo estará disponível ao paciente em 15 minutos.

Em caso positivo, o teste indica se a pessoa se contaminou há dois ou três dias ou se a contaminação ocorreu há 15, 20 dias ou mais. O bioquímico tem como interpretar se o paciente está contaminado, se tem defesas (anticorpos) e quando ocorreu a contaminação.

O laboratório precisa informar aos órgãos de saúde no caso de resultado positivo via plataforma e-SUS, ao Ministério da Saúde e à Vigilância Epidemiológica municipal. Em caso positivo, a orientação é procurar os serviços de epidemiologia do município. Os kits diagnósticos Covid-19 são da Wama Diagnóstica, tem acima de 93% de sensibilidade e 97% de especificidade – muito próximos ao exame molecular.

Segundo a Anvisa, o termo teste rápido “vem sendo usado popularmente para os testes imunocromatográficos. No caso dos testes rápidos para o novo coronavírus, são dispositivos de uso profissional, manuais, de fácil execução, que não necessitam de outros equipamentos de apoio, como os que são usados em laboratórios, e que conseguem dar resultados entre 10 e 30 minutos.”

Custo 

 O teste custa R$ 130 e o pagamento pode ser à vista ou no cartão de débito ou crédito. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Kits de Alimentação serão entregues a partir desta quinta-feira pela Secretaria da Educação
Delegada perde cargo após se negar lavrar prisão em flagrante de traficante
Acidente na rodovia SC-163 deixa trânsito lento em Itapiranga
São Lourenço do Oeste investe em iluminação em Led
Chapecó autoriza retorno de transporte interestadual de passageiros
Linha Colônia Cella ganhará nova Unidade de Saúde
MEC autoriza aulas a distância em escolas técnicas federais de ensino
Veículo pega fogo no centro de São Miguel do Oeste
Bombeiros apostam em lives para dar dicas e orientações sobre ações preventivas
MPSC recomenda que Concórdia suspenda o transporte coletivo municipal, proibido pelo Estado para prevenir a covid-19