Cinco dicas para prevenir o Esgotamento Profissional

Psicólogo e especialista em carreiras, dá cinco dicas para você manter a qualidade de vida

- Publicidade -
 

Para ajudar você a manter uma qualidade de vida no trabalho e evitar a síndrome de Burnot, conhecida como esgotamento profissional, Augusto Jimenez, psicólogo da Minds Idiomas, separou cinco dicas:

1- Faça atividades físicas regulares

A prática de atividades físicas alivia a tensão cerebral e faz com que a pessoa se "desliguem", durante o exercício. Assim, a mente fica em um estado mais relaxado e por isso consegue tomar decisões melhores e lidar melhor com a pressão no trabalho. 

2- Defina objetivos a curto prazo

Aqui vale escrever mesmo! Escreva as suas metas mensais, tanto profissionais quanto pessoais, aliviará a sua tensão diária no trabalho. Afinal, trabalhamos para viver e não o contrário. Perceber que se está trabalhando para um objetivo de vida faz com que a tensão seja mais dissipada. Equilibre as suas metas/objetivos entre lazer e responsabilidade. A chave é o equilíbrio.

 3 - Fuja da rotina

É importante incluir na sua semana pelo menos duas atividades que não tenham a ver com a sua carreira, como aprender um novo idioma, ler um livro, etc. 

4 - Converse com o seu gestor

Conversar com o gestor pode ajudar a definir as suas metas profissionais. Ao planejar antes com o seu superior quais são as suas atribuições e o que ele espera de você, nesse período mensal, fica mais fácil se organizar e perceber se as ações que estão lhe exigindo são realmente compatíveis com o tempo que você tem para executá-las. Ao se planejar, você perceberá que é possível fazer as atividades e a pressão diminuirá.

 5- Diminua o uso da tecnologia

 Chegamos em casa temos a televisão, no trabalho temos o computador e os celulares. Mas, o uso excessivo do smartphone e outros aparatos tecnológicos tem causado doenças e dependência. Limite a quantidade de tempo que irá ficar exposto a eles. Caminhe um pouco, tenha contato com a natureza, e fique próximo de pessoas positivas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

4 dicas para aliar alimentação e energia no trabalho
Plantas medicinais: principais benefícios e cuidados com o consumo
Cardiologista desvenda mitos e verdades das doenças que mais matam no mundo
Pesquisa mostra que 55% dos brasileiros evitam alimentos com trigo por causa do glúten
2,3 milhões de brasileiros têm traços de dependência de álcool, mostra pesquisa
[OPINIÃO] Internet: o inimigo está dentro de casa
Cuidados com o colesterol alto devem começar na infância, alertam pediatras
Chapecó reforça vacina contra o Sarampo
O que é Prostatite e por que incomoda tanto os homens?
Amamentação é tema de palestra em Chapecó