Clubes da Série A do Catarinense fazem 605 testes e 9 dão positivo para o novo coronavírus

Das 10 equipes do campeonato, quatro continuam sem treinar

- Publicidade -
 

Em datas diferentes, os clubes catarinenses retomaram os treinamentos presenciais a partir do dia 15 de maio e, conforme recomendado pelo Protocolo Médico, foi realizada uma bateria de testes, em seus atletas e colaboradores, para avaliar o perfil epidemiológico e a situação de imunização do grupo em relação à covid-19.

Seis clubes já estão com seus atletas em atividades in loco e realizaram os exames: Avaí, Brusque, Chapecoense, Figueirense, Joinville e Juventus. Ao todo, foram feitos 605 testes (entre os de RT-PCR, sorologia venosa e sorologia por testes rápidos) e somente nove deram positivo, sendo cinco atletas e quatro colaboradores administrativos.

Estas avaliações fazem parte do protocolo da retomada progressiva do futebol catarinense. A Série A do Estadual está suspensa, por tempo indeterminado, desde 16 de março. A Federação Catarinense de Futebol e a Associação de Clubes de Futebol Profissional aguardam o aval do governo do Estado para decidir a data de retorno do campeonato.

AVAÍ

O Avaí foi o primeiro clube a fazer a testagem. Realizou 167 testes, em duas modelagens diferentes de acordo com o perfil de risco, sendo 63 com atletas, comissão técnica e departamento médico (RT-PCR e sorológico venosa por químio luminescência) e 94 testes rápidos nos demais colaboradores, que tiveram 93 resultados negativos e um positivo IgG. Entre os atletas foram contabilizados quatro registros positivos de covid-19. Entre eles, um ativo, em quarentena, e os demais já com anticorpos IgG para a doença.

FIGUEIRENSE

O Figueirense realizou 61 testes com seus jogadores, comissão técnica e demais colaboradores do CT do Cambirela e não constatou nenhum caso positivo do novo coronavírus. Ainda faltam testar os cerca de 80 funcionários administrativos, sendo que os exames estão previstos para semana que vem.

CHAPECOENSE

A Chapecoense realizou 39 testes RT-PCR nos atletas do grupo principal, todos negativos, e 221 testes rápidos nos atletas, familiares, comissão técnica, departamento de futebol, staff e colaboradores diretos ao futebol. Somente dois testaram IgM positivos: a mãe de um membro do departamento de futebol e outra colaboradora, esposa de um colaborador do clube, ambos assintomáticos. Esses casos positivos foram reportados à Vigilância Epidemiológica de Chapecó, afastados de suas respectivas funções e aguardam em quarentena para retorno às atividades.

TAMBÉM VOLTARAM

O Juventus retornou na semana passada. Aplicou 34 testes, sem registros positivos. Em Joinville, o JEC recomeçou o treinamento nesta semana, com parte do grupo. 37 testes foram realizados, todos com resultados negativos. No Brusque, os resultados foram liberados nesta quarta-feira, contabilizando 46 coletas negativas e uma positiva. Após o atleta ser comunicado sobre o resultado, o mesmo foi encaminhado ao ambulatório da Unimed para seguir o protocolo de tratamento.

SEM TREINAR

Criciúma, Concórdia, Marcílio Dias e Tubarão ainda permanecem sem treinos presenciais, realizando apenas atividades à distância. Os times devem realizar os testes, com a aprovação do protocolo de retorno do Campeonato, pelo Governo de Santa Catarina, e a definição da volta dos treinamentos.

 

SITUAÇÃO DE CADA TIME

AVAÍ: Treinos presenciais desde 18 de maio

BRUSQUE: Treinos presenciais desde 15 de maio

CHAPECOENSE: Treinos presenciais desde 27 de maio.

CONCÓRDIA: Não voltou

CRICIÚMA: Não voltou

FIGUEIRENSE: Treinos presenciais desde 18 de maio.

JOINVILLE: Treinos presenciais desde 25 de maio.

JUVENTUS: Treinos presenciais desde 21 de maio.

MARCÍLIO DIAS: Não voltou

TUBARÃO: Não voltou

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Campeonato Catarinense segue suspenso por 14 dias
Equipe de Tiro ao prato de Chapecó está de volta aos treinos
Diretriz técnica da FCF regulamenta presença de competidores e imprensa na volta do Catarinão
Catarinão 2020: Jogos têm datas e horários alterados
“Vamos trabalhar para manter o Galo na elite do campeonato”, afirma preparador físico, Lucas Picolotto
Felipe Tozzo tem experiência inédita e positiva na copa truck
Chapecoense Felipe Tozzo na Copa Truck
Meia Warley fica no Galo do Oeste até final de 2021
Antonella Bassani está entre as 20 selecionadas para Mundial da FIA e Ferrari para jovens pilotos na Europa
Atleta do handebol de Concórdia, Sabri Fiore fecha contrato com time espanhol BM La Calzada