Com escolas em quarentena, Startup leva simulado do ENEM on-line a estudantes

Com mais de 2,5 mil escolas parceiras, Evolucional já prepara alunos e aplicará pela primeira vez o simulado do exame via internet

- Publicidade -
 

Enquanto surgem especulações sobre a possibilidade do adiamento do ENEM 2020, devido à suspensão de aulas provocada pela pandemia do novo coronavírus, a Evolucional, empresa que auxilia gestores e educadores a tomarem decisões pedagógicas baseadas em dados e evidências, programa seu primeiro simulado on-line do Enem para seguir preparando alunos no Brasil todo. O simulado, que é muito similar à versão oficial, é aplicado presencialmente nas mais de 2,5 mil clientes da empresa e agora será oferecido no formato digital, durante a quarentena.

“Neste momento de isolamento social, as escolas precisam criar alternativas para manter os alunos engajados em sua proposta pedagógica, além de não os deixar despreparados para os vestibulares e exames, que vão acontecer, mesmo se adiados. Um dos principais desafios neste período é a estruturação e aplicação de uma avaliação significativa da aprendizagem”, comentou o diretor de Inovação Pedagógica da Evolucional, Vinícius Freaza.

A empresa destaca que o simulado presencial do Enem ainda é a melhor forma de avaliação, “mas a versão on-line, elaborada para a quarentena, já é um passo para que as escolas comecem a experimentar novos formatos de avaliação e estejam preparadas para essa revolução digital no ensino. O próprio INEP já divulgou uma aplicação oficial do ENEM, no formato digital, para 500 mil alunos em outubro deste ano”, complementou.

Assim como na versão presencial, o simulado on-line terá seus resultados calculados com a metodologia conhecida como Teoria de Resposta ao Item (TRI), a mesma usada no Enem. O algoritmo desenvolvido pela Evolucional para apurar os resultados dos simulados presenciais permite prever, com até 99,7% de precisão, o resultado da escola no exame oficial.

O simulado online contará com questões já calibradas pela startup, distribuídas nas quatro áreas do conhecimento trabalhadas pelo ENEM: Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. A partir desta terça-feira (31), escolas parceiras da Evolucional poderão conectar seus alunos do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio no simulado online do Enem, em todo Brasil.

“Nesse curto período de tempo, as escolas estão dando grandes saltos rumo à implementação de uma cultura digital. No processo de adaptação de aulas para o ambiente online e estruturação de novos modelos de avaliação, é importante oferecer aos alunos estímulos e recursos capazes de mantê-los preparados para o ENEM, mesmo à distância”, finalizou Freaza.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Ansiedade: como lidar com ela no cenário em que vivemos?
Santa Catarina confirma 10.532 casos e 156 mortes por covid-19
Hospital de Xanxerê está com 90% da UTI ocupada
Frigoríficos começam a se adequar à proteção de indígenas no Oeste
Reunião debate novas medidas de enfrentamento a covid-19 em Chapecó
Um mês sem morte por coronavírus: O que Floripa fez?
548 pacientes estão recuperados do coronavírus em Chapecó
De 16 países, Brasil é o que mais sofre com ansiedade por causa da pandemia
SC passa de 10 mil casos de coronavírus e mortes chegam a 152
36 mil testes rápidos são entregues no Oeste