Começando uma nova história

Novo quartel dos Bombeiros de Chapecó é inaugurado. Nova e moderna estrutura tem mais de 3 mil metros quadrados. Em suas paredes, também lembra da história de quem fez parte do crescimento da corporação

- Publicidade -
 

O dia 28 de novembro de 2017 marcou o fim de um ciclo de 52 anos. Foi das mãos de bombeiros que ajudaram a construir a história da corporação em Chapecó que partiram as primeiras marretadas para destruir a estrutura construída no ano de 1965 e que foi a casa deles por mais de cinco décadas.

Época em que para saber se havia alguma emergência era necessário subir na velha torre – de 16 metros de altura – que na década de 1960 era o ponto mais alto de Chapecó.

Pouco mais de dois anos depois, uma nova história começa, em uma nova casa... muito maior. A velha torre já não existe mais, dando espaço a um moderno e três vezes maior quartel que é a sede do 6º Batalhão de Bombeiro Militar.

O subtenente Floriano da Silva e o Cabo Sarturi estavam mais uma vez ali, acompanhando mais uma página da história do batalhão que ajudaram a construir. Em 2018 foram deles as primeiras marretadas que encerraram a história do antigo prédio e nesta sexta (21), eles assistiram o início de um novo capítulo.

“Cheguei aqui em 1971 e hoje sou o terceiro bombeiro mais antigo da cidade. Vimos esse quartel crescer de uma maneira que aquela estrutura já não comportava mais. E hoje viemos ver essa beleza aqui”, diz o subtenente.

O cabo Sarturi lembra da chegada em 1975, em um grupo de 11 bombeiros integrantes da primeira turma que se formou e veio atuar na cidade. “A emoção é muito grande. Ser bombeiro é o sangue correndo pelas nossas veias. Ver esse novo quartel é muita felicidade”, comenta.

 

Cabo Sartur, Simão Kreuzberg e Floriano da Silva lembram com carinho a época em que nasceu o quartel dos Bombeiros de Chapecó. Seu Simão (centro) é o bombeiro mais antigo da cidade. Foto; Bia Piva

::. Acompanhe as últimas notícias de Chapecó e região 


Homenagem

 

E entre os convidados para essa marcante solenidade, estava o seu Simão Kreuzberg, de 75 anos. Ele é o bombeiro mais antigo de Chapecó e lembra com carinho a época em que viu o nascimento do 6ºBBM, no ano de 1965. “Quando eu comecei aqui era tudo muito diferente. É muita emoção ver o Bombeiro deste jeito, não tem nem explicação de tão bom que é”, disse.

E logo na entrada do novo quartel, uma nova surpresa ao bombeiro mais antigo, mas que também representa todos aqueles que passaram pelo batalhão e contribuíram para que ele tomasse a dimensão que tem hoje. Uma pintura, assinada pela artista Lidiane Canofre, mostra a imagem do seu Simão e também de bombeiros em ação no combate a incêndio.

 

Obra da artista Lidiane Canofre ilustra a parede de entrada do novo quartel. Entre os personagens da pintura estão seu Simão, o bombeiro mais antigo da cidade. (Foto: Bia Piva)

Uma nova página na história

O comandante do 6º Batalhão de Bombeiro de Chapecó, Hilton de Souza Zeferino, falou que é uma obra emblemática para a cidade. “Assim como em 1965 nos instalamos aqui com equipamentos e estrutura, hoje começamos uma nova página, neste mesmo lugar, com novas viaturas em uma nova edificação para melhor atender a população de Chapecó”, enfatizou.

Ele comentou ainda que a obra foi construída na dimensão que a cidade precisa, com o planejamento para atender a comunidade. “Começamos uma nova página, em um dia muito bonito, e principalmente temos que comemorar o serviço bem prestado”, finalizou.

Entrega de viaturas e homenagens

Além do novo prédio, três novas viaturas foram entregues aos Bombeiros, e houve também atos de homenagens a empresas e entidades que colaboraram com a obra do novo batalhão.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Justiça transfere verba para auxiliar pessoas carentes na região Oeste
Chuva deve aparecer na quinta-feira em toda SC
TIM oferece cursos online e gratuitos para quem quer estudar em casa
Climatempo explica porque a variação de umidade pode ser prejudicial
Clube de São Miguel do Oeste é furtado
Motorista é flagrado com moto com placa trocada em Chapecó
Homem é morto a tiros em Xanxerê
Em festa homem é preso com arma em Chapecó
Caminhões-pipa abastecem comunidades do interior de Chapecó