Concórdia tem 15 casos de sarampo confirmados

Maioria dos casos foi diagnosticado em adultos jovens. Enfermeira reforça importância de manter atualizado o calendário vacinal para evitar novos casos da doença

- Publicidade -
 

Nesta segunda-feira (2) foram confirmados mais dois casos de Sarampo na cidade de Concórdia. Com mais estes, sobe para 15 o nome de moradores da cidade diagnosticados com a doença. Um caso ainda está sob investigação.


A enfermeira e chefe da Unidade Sanitária de Concórdia, Mara Sampaio, explica que os pacientes são adultos jovens, na faixa etária entre 18 e 29 anos e que o contágio teria ocorrido em escolas e comércios da cidade.


Os primeiros casos começaram a aparecer em setembro e nos últimos dias aumentou. Mara conta que assim que é identificado um caso de sarampo, toda a lista de contato do paciente  é levantada e é feito contato com estas pessoas, para verificar se elas possuem todas as doses da vacina. Em caso negativo, é feita a imunização para evitar novos casos.


Mas ela reforça que é fundamental que os moradores tenham as vacinas em dia e que em qualquer sintoma da doença procurem atendimento médico. Os primeiros sintomas aparecem como os de uma gripe, seguidos de febre alta e vermelhidão – primeiro no rosto e depois espalha pelo corpo. “O problema é que os primeiros sintomas aparecem cerca de quatro dias após o contágio. E como esse contágio se dá por via aérea, a transmissão é rápida”, reforça.


Durante a última semana, a enfermeira conta que foram aplicadas 400 doses da vacina e que aproximadamente 800 procuraram as unidades de saúde para verificar a situação vacinal e a necessidade de novas doses.


Ela lembra ainda que as vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde e que pessoas até 29 anos precisam ter as duas doses. Já quem tem entre 30 e 49 anos precisa ter uma dose da vacina. “Nas crianças menores o índice de cobertura vacinal é muito bom, porque eles seguem o calendário de vacinação”, reforça.

 

>> Estudantes que fizeram vestibular da Udesc em Chapecó têm diagnóstico confirmado <<

 

Sarampo em SC


Conforme o último relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (DIVE), publicado no dia 8 de novembro, Santa Catarina registrava 94 casos da doença, a maioria deles em Joinville (25), Florianópolis (23). Neste relatório, Concórdia aparecia com 5 casos confirmados, mas conforme o município, o número de diagnósticos chegou a 15.

 

O sarampo


O sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus que pode evoluir para complicações e óbito. O sarampo é extremamente contagioso, podendo se espalhar facilmente pelo ar e permanecendo no ambiente por até duas horas. A transmissão ocorre através da respiração, tosse ou espirros. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca tenham sido expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado.

 

Sintomas

• Febre Alta

• Tosse

• Coriza

• Olhos avermelhados

• Manchas vermelhas

 

A vacina é a única maneira de evitar


Crianças de 6 meses à adultos até 49 anos devem ter doses contra o sarampo no seguinte esquema:

• Crianças na faixa etária de 6 a 11 meses devem receber a dose “Zero” contra o sarampo.

• Crianças a partir dos 12 meses devem receber a primeira dose e aos 15 meses a segunda dose.

• Pessoas com até 29 anos, devem ter duas doses da vacina contra o sarampo, e dos 30 a 49 anos, é necessário ter pelo menos uma dose da vacina.

 

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Golpistas usam nome do Hospital Regional São Paulo para contatar pacientes
Mulher é encaminhada pelo Sara/Saer para o HRO em Chapecó
Prefeitura de Maravilha alerta para fraude com cheque
Golpistas estão usando nome do município de São Miguel do Oeste
Lei que suspende pagamento de parcelas do Fies é sancionada
Paciente de Palmitos é transferido com urgência para Xanxerê
Ex-secretário tem condenação confirmada por humilhar enfermeira no Oeste
Detonações de rochas estão marcadas para esta sexta-feira (10) em Maravilha
Polícia conclui investigação de roubo em farmácia de Pinhalzinho
Homem cai da moto em São Miguel do Oeste