Congresso de Prefeitos discutirá a participação das mulheres na política

Dos 295 municípios catarinenses, apenas 24 são comandados por prefeitas

- Publicidade -
 

A participação das mulheres na política será tema quarta-feira (25) da abertura do “Conversas de Impacto e Inovação”, no segundo dia do Congresso de Prefeitos, que iniciou nesta terça-feira (24), na Arena Petry, em São José, na Grande Florianópolis. O encontro, que inicia às 9h, tem como maior objetivo apresentar aos participantes do Congresso os desafios diários das prefeitas.

Dividindo o painel “Força e diversidade”, a prefeita de São Cristóvão do Sul e ex-presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Sisi Blind, a prefeita de Fraiburgo, Claudete Gheller Mathias, e a prefeita de São Domingos, Eliéze Comachio, falarão sobre um tema que tem ganhado cada vez mais destaque na sociedade: a participação das mulheres na política.

::: Participe do nosso grupo de WhatsApp :::

Além dos desafios, apresentar a valorização das lideranças femininas na política, os avanços que ainda são necessários, além de lançar olhar estratégico para 2020, ano de eleições. “Em uma sociedade em que mais de 50% são mulheres, a participação delas na política é assunto absolutamente desafiante e central para a Fecam”, afirma o diretor da Federação, Rui Braun.

O Brasil ocupa a 152ª posição no ranking mundial de representatividade das mulheres na política, de acordo com a União Interparlamentar Internacional (UIP). A classificação levou em consideração o número de assentos ocupados por mulheres nos Congressos. No Estado, dos 295 municípios, apenas 24 são comandados por mulheres e outras 23 atuam como vices.

::: Acompanhe as últimas notícias de Chapecó e região :::

Para o diretor, essa desproporção entre mulheres e homens prefeitos, por exemplo, exige debate. Braun destaca que é necessário ter o compromisso e a responsabilidade de estimular cada vez mais a participação das mulheres, além de assegurar mecanismos de valorização da mulher na política. Nesse sentido, destaca o PL 1.256/2019 que tramita no Senado Federal.

Braun pede a extinção das cotas de 30% para candidatas mulheres nas eleições. Segundo ele, isso pode ser um retrocesso a uma importante conquista e fere princípios constitucionais que garantem igualdade de direitos para homens e mulheres. “Entendemos que em uma sociedade complexa como a nossa, é preciso manter posição de participação mínima das mulheres”.

A abertura do Evento

O Congresso de Prefeitos de 2019 tem como tema a “Inovação, sustentabilidade e eficiência na gestão municipal”. A abertura do evento foi realizada pelo presidente da Fecam e prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli. A programação tem base em três eixos de debate de conteúdos e experiências na busca por novos rumos para a eficiência e efetividade da gestão pública.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Processo licitatório do novo Contorno Viário de Chapecó já está homologado
Vereador de Chapecó pede retorno das atividades turísticas em Santa Catarina
Chapecó acata recomendação e anula estabilidade de servidor com irregularidades em estágio probatório
Empresário afirma à CPI dos Respiradores que queria apenas ajudar Santa Catarina
Atual secretário da Saúde nega participação na compra dos respiradores
Deputados estaduais cobram socorro para o setor leiteiro
TSE decide que convenções partidárias poderão ser realizadas por meio virtual
Comissão Especial de Gestão de Águas realiza sua primeira reunião em Chapecó
Ex-secretário da Saúde nega ter autorizado pagamento antecipado na compra dos respiradores
Polícia apreende drogas, dinheiro e rádios comunicadores em operação em Chapecó