Crianças e idosos participam de momento de socialização

Ação aconteceu na comunidade de Alto da Serra. Crianças tocaram música no salão comunitário

- Publicidade -
 

Os pequenos alunos do Ceim Alto da Serra tiveram um momento muito especial de confraternização com o Grupo de Idosos da comunidade. O encontro marcou o encerramento do Projeto “Quando a banda passar...” desenvolvido pela professora Rosane Rossi dos Santos com as crianças do maternal e da pré-escola.

O objetivo do projeto foi promover os conhecimentos sobre música e seus instrumentos, possibilitando as crianças ouvir, cantar e tocar diferentes instrumentos musicais. “A ideia surgiu a partir da curiosidade dos alunos sobre os instrumentos musicais” relatou a professora.

A partir disso, para que os alunos conhecessem os instrumentos originais a professora convidou o gaiteiro do Grupo de Idosos, avô de um aluno, que foi até o Ceim, levou os instrumentos e tocou algumas músicas para as crianças.

Depois em aula, as crianças construíram alguns instrumentos musicais com sucatas: tambor/bateria com latas, microfones e gaita com caixinhas de leite, formando uma banda, ensaiaram uma música para apresentar aos idosos.

::: Participe do nosso grupo de WhatsApp

A apresentação das crianças aconteceu no Salão Comunitário de Alto da Serra onde o Grupo de Idosos esperava ansiosamente pela apresentação. “É importante para as crianças passar um momento alegre com a terceira idade, pois muitos idosos são seus avós, e apresentando lindamente uma música tornou um momento ainda mais especial”, relatou a gestora Janete Marschall Sedosvki.

O presidente do Grupo de Idosos, Antônio Restelo ficou emocionado ao ver a apresentação. “Foi muito bonito e gratificante ver as crianças se apresentando”, comentou. O gaiteiro do Grupo, Gentil Salvani relatou que ficou muito satisfeito em participar do projeto. “No futuro são eles que estarão fazendo o meu papel, então incentivá-los a gostar da música é muito importante”, disse.

As crianças demonstraram alegria ao se apresentarem. “Gostei muito de mostrar a minha gaitinha”, relatou Rafaela Menegati, de 3 anos, sobre o instrumento confeccionado em aula e levado para a apresentação.

Quando as crianças finalizaram a demonstração, os idosos começaram a cantar e dançar outras músicas em torno das crianças e a tarde ficou muito animada. Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera o projeto mostrou a importância do trabalho com a música na infância. “É uma importante ferramenta pedagógica para despertar a criação, expressão e socialização”, finalizou.

 ::: Notícias do dia de Chapecó e região

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Projeto do Ceom/Unochapecó é aprovado em edital estadual
Motorista sai de pista e bate em poste em Palmitos
MPSC requer interdição imediata de escola pública e ginásio de Seara
Acidente deixa duas pessoas feridas em Maravilha
Duas pessoas ficam feridas em acidente em Itapiranga
Motociclista fica ferido em saída de pista em Ipumirim
Motorista fica ferido em acidente com caminhão em Ponte Serrada
Igreja do interior de São Carlos é revitalizada
Homem que matou madrasta é condenado a 20 anos de prisão
Novo hospital da Unimed é inaugurado oficialmente em Chapecó