Cuidado com a postura no home office

Profissional explica qual a forma correta para não prejudicar a postura

- Publicidade -
 

Com a pandemia do Coronavírus (Covid-19), trabalhar de maneira remota se tornou uma excelente opção para evitar o contágio, sem comprometer as demandas profissionais. E o home office tem ajudado nesse quesito já que é um método que tem conquistado cada vez mais adeptos, principalmente os profissionais que atuam de maneira autônoma ou em determinados segmentos.

Os benefícios são bem difundidos como melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, evitar o estresse na mobilidade urbana nos grandes centros, atrair e reter talentos. Contudo, os profissionais devem evitar algumas situações para não comprometer a produtividade, como administrar o tempo para não extrapolar a jornada, evitar distrações como televisões e redes sociais para não perder o ritmo e criar uma agenda com horários pré-definidos.

"Trabalhar no sofá ou na cama são tentações que devem ser evitadas, assim como em locais improvisados. Os profissionais devem reservar um local tranquilo, com boa iluminação, bem arejado, organizado e confortável. Também precisam estar atentos à postura para evitar dores na coluna, na cabeça e em outras partes do corpo. Muitas horas na frente do computador, ao longo do tempo, resultam em um corpo extremamente cansado, desconforto e noites mal dormidas – condições que contribuem para o surgimento de dores crônicas", alerta o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann.

::. Acompanhe as últimas notícias de Chapecó e região

Ao usar o computador, é necessário evitar que o corpo "escorregue na cadeira" e que os músculos e as articulações fiquem tensionados demais com as atividades diárias. Outra recomendação é sentar-se sobre os ísquios (os dois ossos pontudos da bacia, que ficam na transição entre os glúteos e o púbis).

"Para saber onde eles estão, sente-se no chão e procure encostar esses ossinhos no plano. Quando sentamos nos ísquios, automaticamente, endireitamos toda a coluna, o que não acontece ao sentarmos sobre o osso sacro, que fica na base da coluna, fazendo com que nos curvamos para frente ou para trás".

Segundo Reichmann, quando a pessoa estiver sentada na cadeira, os pés devem ter um apoio firme no chão. "É importante que os joelhos fiquem num ângulo de 90 graus, pois isso ajuda a não sobrecarregar a coluna lombar. Também é fundamental que os ombros fiquem confortáveis, sem tensão e, principalmente, longe das orelhas".

Outro aspecto importante a ser observado é a altura dos olhos em relação à tela do computador. Os olhos devem alcançar a tela sem que a pessoa abaixe ou levante o pescoço pois, ao longo do dia, isso causa desconforto e dores na cervical e no maxilar.

De acordo com o médico, o cuidado da postura diariamente deve estar entre as prioridades de todos, independentemente do local ou da atividade. "Entre os fatores essenciais para ganhar boa consciência corporal está a prática de alguma atividade física. Para os profissionais que estão trabalhando em casa a recomendação é fazer alongamentos e exercícios físicos antes e durante as pausas do trabalho", comenta.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Tenente coronel Ricardo se despede do 2ºBPM
Acidente é registrado em Herval d’Oeste
Nota com orientações para trabalhadores de indústrias é emitida em SC
Menino que caiu em tacho de água quente em São Bernardino morre no hospital
Udesc retoma aulas em 22 de junho de forma não presencial
Aposta única ganha prêmio principal do concurso 2.267 da Mega-Sena
Homem fica ferido em acidente em Bom Jesus
Formosa do Sul realiza nova aplicação de inseticida para combate à dengue
Homem fica gravemente ferido em acidente em Coronel Freitas
Dias frios e chuvosos no início de junho