Definidas as fêmeas jovens campeãs da raça Holandesa na Efapi

Julgamento integra a 4ª etapa do Circuito Nacional ocorreu durante na Efapi

- Publicidade -
 

O melhoramento genético aliado a um bom manejo e nutrição animal adequados, foram os principais diferenciais que garantiram à família Girardi, de Pinhalzinho, o prêmio de grande Campeã Fêmea Jovem durante o Julgamento dos Animais Jovens da Raça Holandesa.

O evento ocorreu nesta sexta-feira (13), Efapi e integra a 4ª Etapa do Circuito Nacional da Raça Holandesa. “Nossa família produz bovinos de leite há mais de 30 anos. Estamos sempre nos preparando para competições e investindo em melhorias. Esse prêmio é o resultado de nossos esforços”, comentou o produtor Vanderlei Girardi.


A grande campeã foi a novilha Granja GR Progresso que, segundo o jurado oficial da raça Holandesa, Flávio Junqueira, se destacou das demais por ser um animal com características adequadas para a idade, com grande equilíbrio morfológico e excelente potencial leiteiro.

“Nos animais jovens têm duas características muito importantes: a força leiteira e a estrutura corporal. Os bovinos mais leiteiros possuem costelas voltadas para trás e maior espaçamento entre elas, a ossatura é plana e as coxas mais finas”, explicou Junqueira.

O título de Reservada Campeã Fêmea Jovem ficou com a bezerra Sipal Estilosa, do produtor Clair Eloy Dariva, de Chapecó. “Ficamos impressionados com a qualidade dos animais que participaram da competição. Isso demonstra o avanço de Santa Catarina na produção de bovinos de leite, principalmente na região Oeste, onde se concentra a maior bacia leiteira do Estado”, salientou o jurado Junqueira.

O presidente da Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB) Nelson Eduardo Ziehlsdorff, destacou o elevado nível dos animais presentes no julgamento. “Essa qualidade é reflexo do trabalho que os produtores fazem no campo com investimentos em genética, manejo, nutrição e profissionalização da atividade. Esse alto nível de planteis estimula o mercado de comercialização dos animais valorizando a produção do Estado”, observou.

 

Posição de destaque

 

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Catarina produziu 3,1 bilhões de litros de leite em 2016. O crescimento da produção catarinense foi de 1,76% de 2015 para 2016.

O Estado está atrás apenas de Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. A grande bacia leiteira é a região oeste, que responde por 76% de todo o leite produzido, quase 2,4 bilhões de litros.

 

Ranking das campeãs

 

O julgamento foi dividido em oito categorias e em cada uma foram premiadas as campeãs.


Categoria Bezerra Mirim: campeã Sipal Estilosa 1009 Doorman TE 060709 do produtor Clair Eloy Dariva, de Chapecó.

 

Categoria Bezerra Menor: campeã Ypoti Dundee Elma 494 dos produtores Adriano M. Rigon e Cristina Aiolfi, de Chapecó.

 

Categoria Bezerra Junior: campeã Granja GR Progresso 176 Destry (Zuely) dos produtores João e Vanderlei Girardi, de Pinhalzinho.

 

Categoria Bezerra Intermediária: campeã Ypoti Speaker Kerry 475 dos produtores Adriano M. Rigon e Cristina Aiolfi, de Chapecó.

 

Categoria Bezerra Sênior: campeã Granja GR Progresso 168 Commander (054), dos produtores João e Vanderlei Girardi, de Pinhalzinho.

 

Categoria Novilha Menor: campeã Ypoti Hunger Roana 465 dos produtores Adriano M. Rigon e Cristina Aiolfi, de Chapecó.

 

Categoria Novilha Junior: campeã Ypoti Durbin Bia 459 dos produtores Adriano M. Rigon e Cristina Aiolfi, de Chapecó.


 


Família Girardi, de Pinhalzinho, comemora a premiação de grande Campeã Fêmea Jovem da raça Holandesa. Foto: MB Comunicação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Capotamento deixa homem ferido em Maravilha
Mais de 400 mil visitantes passaram pelos portões da Efapi 2017
Sorteios do Caminhão da Sorte atraem apostadores para a EFAPI 2017
Programação para os dois últimos dias da Efapi 2017
Viveiro Florestal da Unochapecó participa da Efapi 2017
Terceiro sorteio da campanha “100 anos, 100 prêmios” é realizado
Estande da Chape é sucesso na Efapi 2017
Definidas as fêmeas jovens campeãs da raça Holandesa na Efapi
Seminário Mercosul Cidadão será lançado nesta sexta-feira na Efapi
Ex-prefeitos são homenageados na Efapi 2017