Deputados estaduais destacam temas relacionados à saúde

Altair Silva falou sobre a abertura da nova ala do HRO e Fabiano da Luz a respeito da tabela de preços de serviços

- Publicidade -
 

A abertura da nova ala do Hospital Regional do Oeste (HRO), que será realizada na próxima sexta-feira (21), ganhou destaque durante a sessão da Assembleia Legislativa do Estado (Alesc) realizada nesta quinta-feira (13). O deputado Altair Silva (PP) foi à tribuna e aproveitou seu tempo para agradecer aos envolvidos diretamente na ampliação desta estrutura hospitalar.

“Agradeço ao governo passado, aos deputados estaduais da legislação passada, que fizeram muito pela ampliação. A inauguração da ala Doutor Valmor Lunardi, cuja nomeação foi projeto de nossa autoria, homenageando um grande médico que foi ainda grande liderança e deixou lembranças fortes para a cidade, será aberta dia 21, às 14h”, disse o parlamentar aos colegas.

O novo prédio, de 11.885 metros quadrados, distribuídos em nove andares (um pavimento de galeria técnica), terá 156 novos leitos (passando de 319 para 475 em toda estrutura), além de um novo centro cirúrgico, ampliando de seis para 13 salas cirúrgicas no complexo. Com isso, das atuais 1,2 mil cirurgias mensais, o número sobrar, passando para 2,5 mil cirurgias por mês.

::: Participe do nosso grupo de WhatsApp :::

O deputado disse que o sétimo e o oitavo andares serão os primeiros a abrirem, com o setor de oncologia sendo transferido para a nova ala. No sétimo andar são 49 leitos para internação de pacientes com câncer, e no oitavo são 12 leitos para internação de curta duração e ainda 31 poltronas de tratamento ambulatorial. “Vai melhorar o atendimento e tratamento do câncer”.

Conforme Altair, quando funcionamento total, a nova ala vai ampliar em 60% a capacidade do HRO. “Com as novas salas de cirurgia e de leitos de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), vai acabar com a fila para cirurgias e dobrar a capacidade de atendimento na UTI”. Para o deputado, é preciso manter a mobilização para ampliar o repasse de recursos para o HRO.

::: Acompanhe as últimas notícias de Chapecó e região :::

Já o deputado estadual Fabiano da Luz (PT) levantou o tema da tabela dos preços dos serviços de saúde praticados em Santa Catarina. “Para um mesmo procedimento é pago um valor para pacientes de determinados hospitais e outro valor para os demais. Normalmente os da faixa litorânea têm valor maior. Não sei se é a maresia que torna o catarinense do litoral mais caro”.

Conforme o parlamentar, “é preciso tirar essa dúvida, se isso existe e por qual motivo”, disse. Além disso, o deputado finalizou sua fala destacando que neste próximo domingo, dia 16, será comemorado o Dia do Repórter. “Quero parabenizar os colegas de profissão, que têm a tarefa de levar a boa informação à sociedade, mesmo quando a notícia é ruim”, completou Fabiano.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Casan e Consórcio Iberê renovam convênio para proteção da Mata Ciliar
PSL catarinense notifica quatro deputados sobre processo de expulsão
Entenda como vai funcionar a escola cívico-militar de Chapecó
Reunião debate transporte e destino de resíduos sólidos em Chapecó
Experiência do programa Lixo Zero é apresentada em Lages
PSD catarinense reúne prefeitos em Florianópolis
Projetos alteram pontos do Código Ambiental em Santa Catarina
Moção da Acamosc pede recuperação completa da BR-282
OPINIÃO: Reforma da Previdência em Santa Catarina
PSL catarinense realiza ato político e filia prefeitos e vices