Dia do Atletismo: 6 dicas para iniciantes na corrida

Educador físico ensina pontos importantes para evitar lesões e ter bom rendimento nos primeiros quilômetros

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Comemorado em 9 de outubro, o Dia do Atletismo homenageia uma das práticas esportivas mais antigas do mundo, formada por um conjunto de modalidades competitivas.


Hoje, a corrida é a categoria mais praticada, ganhando muitos adeptos por sua simplicidade e eficiência. Apesar de ser um ato natural do corpo, correr também exige treino e técnica.

Antes de dar os primeiros passos, o educador físico Rafael Oliveira recomenda procurar um médico para avaliação física da saúde e um profissional especializado para ajudar na escolha do calçado.

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O profissional listou abaixo 6 dicas para iniciantes, que devem ficar atentos a pontos importantes.

Respiração

“A respiração deve ser confortável, pelo nariz ou pela boca. O correto é respirar de maneira compassada, inspirando pelo nariz e expirando pela boca, e você pode praticar alguns exercícios de respiração antes do treino, ajudando a manter o ritmo correto durante o processo.”

Descanso
“O descanso é fundamental para recuperar as forças e prevenir lesões. O corpo precisa se acostumar e processar os estímulos do dia anterior, por exemplo. Então, recomendo dois dias de descanso no começo.”

Musculação e exercícios de força

“O risco de lesões é existente para qualquer praticante, mas, com músculos fortalecidos, as chances são menores. É muito importante trabalhar as pernas, o quadril e as coxas. Faça musculação ou treinos para o fortalecimento.”

Alimentação 

“O ideal é comer uma hora antes da atividade física, de forma equilibrada. Procure um nutricionista para uma sugestão de cardápio ou opte por frutas e alimentos mais leves.”

Aquecimento

“Faça um aquecimento leve antes de começar, entre cinco ou dez minutos no máximo. Caminhadas rápidas ou subir escadas são boas opções, por exemplo.”

Movimentos do corpo

“Ficar atento aos movimentos do corpo evita dores e lesões. Por exemplo, a cabeça deve estar reta, olhando sempre para frente e mantendo o pescoço e a mandíbula relaxados. Os ombros devem ficar mantidos para trás e para baixo durante a corrida e os braços em um ângulo de 90º. Os joelhos, por sua vez, devem ficar levemente dobrados, absorvendo o impacto da corrida na superfície.”

Sobre o profissional

Rafael Oliveira é formado em Educação Física pela UEL (Universidade Estadual de Londrina - 2005), especialista em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pela UNOPAR (Universidade Norte do Paraná), supervisor técnico da Unidade Limão da rede SELFIT Academias e atleta amador de Futebol Americano pelo Brasil Devilz.

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