Atenção com o uso de documentos digitais

Carteira Digital de Trânsito é uma facilidade para quem vive com o celular em mãos. Mas andar somente com o documento digital exige atenção e uma série de cuidados por parte dos motoristas. Confira as dicas do Despachante Santos para você não ser pego de surpresa em uma abordagem de trânsito

- Publicidade -
 

Com um celular na mão resolvemos muita coisa, não é? Desde contatos pessoas, profissionais e, mais recentemente, a possibilidade ter até mesmo nossa CNH e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) digitalizados e disponíveis por um app de celular. Mas como tudo que depende de tecnologia, é preciso ter cuidado. E é essa a dica do Despachante Santos de hoje.

 

Carteira Digital de Trânsito

 

Desde de março deste ano, o Detran de Santa Catarina disponibiliza uma ferramenta que unifica dois documentos de porte obrigatório, agora unificadas em um aplicativo de celular: o aplicativo Carteira Digital de Trânsito.


O app permite aos motoristas ter a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV) e também da CNH Digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que reúne os dois documentos de porte obrigatório.

 

Documento digital é bom, mas preste atenção nestas orientações

 

A proprietária do Despachante Santos, Gisele Tatiane Pires, faz um alerta sobre isso. Que a legislação deixa claro que a apresentação do documento físico será dispensada quando, no momento da fiscalização, for possível (ao órgão fiscalizador) ter acesso ao devido sistema informatizado para verificar se o veículo está licenciado. (conforme o parágrafo único do artigo 133 da Lei 13.281/2016).


Ou seja, se você estiver em uma rodovia e naquele local o órgão fiscalizador não puder acessar o sistema para verificar se o veículo – ou o condutor, no caso da CNH Digital – estar devidamente licenciado, será necessário apresentar o documento físico. Caso o condutor não esteja portando o documento, será autuado pela falta do documento de porte obrigatório.


O mesmo ocorre caso o motorista esteja em um local onde há sistema informatizado, mas o aparelho de celular (onde está o app) estiver sem bateria e o condutor não tenha condições de apresentar o documento digital à autoridade de trânsito.


“São ferramentas tecnológicas importantes e quem vêm para ajudar, mas dependem da capacidade de informatização dos lugares, também do celular estar com bateria. Então o mais garantido é o de sempre, estar com o documento físico em mãos”, reforça.

 

Documento físico atualizado deve estar emitido

 

Tati reforça, no entanto, que a versão digital do documento não exime a necessidade da expedição do CRLV físico. “Para o documento estar digitalizado, ele não pode estar vencido. Tem que estar emitido (o documento) para depois estar disponível digitalmente e colocar no aplicativo. Ele (o app) não tira a responsabilidade do motorista estar com o documento em dia”, alerta.

 

Como ter acesso?


Tendo em mente esse alerta, se você quiser ter acesso ao documento digital, o aplicativo CDT está disponível para download no Google Play e App Store.  Basta acessar e preencher os dados do usuário, Renavam e o código de segurança impresso no documento físico.


O veículo deve estar com a documentação em dia. O documento digital não está disponível para veículos cadastrados em nome de pessoa jurídica.


O CRLV digital poderá ser acessado pelo dispositivo móvel mesmo sem acesso à internet e pode ser compartilhado com até cinco pessoas. Também é possível ter mais de um CRLV eletrônico no mesmo smartphone.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Placas do Mercosul: entenda o que muda e para quando ficou o novo prazo
UP Burger ensina a diferença entre cheese e hambúrguer
Entidades de Chapecó recebem doações de roupas e alimentos
Braseiro Pizzaria oferece sabores de pizza com nomes inusitados em Chapecó
Unopar apresenta novo portal de conteúdo para os quatro polos da instituição
Clínica Estética Virtuosa abre as portas com preços acessíveis em Chapecó
Bread Suppz lança promoção de marmita fitness em Chapecó
5º Armazém inaugura em Chapecó com autosserviço de chope
Atenção com o uso de documentos digitais
Missão Inverno Aquecido arrecada mais de 2 mil peças de roupas