Espetáculo Para Não Morrer circula por oito cidades de Santa Catarina

Na região, Chapecó e Concórdia recebem o espetáculo, que tem entrada gratuita. A peça circula entre os dias 15 e 25 de maio pelos teatros do Sesc

Inspirado na obra “Mulheres”, de Eduardo Galeano, o espetáculo “Para Não Morrer”, da atriz e diretora paranaense Nena Inoue, circula pela Rede de Teatros Sesc Santa Catarina. As apresentações gratuitas acontecem de 15 a 25 de maio, em oito cidades. Na região, Chapecó (15), Concórdia (16) recebem o espetáculo.

Com dramaturgia de Francisco Mallmann e parceria de criação de Babaya Morais, o monólogo aborda temáticas feministas e femininas atreladas a questões políticas. Escrito em 1997, o livro “Mulheres”, de Galeano, recupera a biografia de várias personagens históricas cuja importância a perspectiva dominante reduziu, deturpou ou simplesmente ignorou. É uma homenagem às mulheres – célebres e anônimas – em especial da América Latina.

O espetáculo se insere no debate atual interessado no resgate e na manutenção da memória, apresentando o Brasil em interlocução muito estreita com toda a América Latina.

“A peça trata sobre luta, opressão, violências, mas também sobre resistência, confiança, afeto. É também sobre as mulheres de hoje, do que está adormecido, coisas esquecidas que precisamos despertar. Vivemos um momento de retrocessos sociais, assim a consciência histórica e resistência, se fazem necessárias e este espetáculo é minha forma de militar, de resistir. E ele vem tocando distintos públicos, que não somente mulheres, pois seus conteúdos são importantes para todos, nesse momento”, reflete Nena.

Perseverança contra a opressão

Sentada em uma poltrona, a atriz rememora os grandes feitos de perseverança contra a opressão. A figura de Nena Inoue em cena, apresenta uma limitação física, que não a impede de falar e interseccionar vivências e aprendizados, evocando, muitas presenças, alternando ao mesmo tempo, força e ternura. Uma homenagem às mulheres da resistência, as de ontem e de hoje. “Para Não Morrer” é corpo presente, contragolpe, exercício de resistência.

Prêmios

O espetáculo, com classificação de 14 anos tem duração de 1h. Foi indicado ao Prêmio Troféu Gralha Azul nas categorias Atriz, Espetáculo, Direção, Cenário, Figurino e recebeu o Prêmio de Melhor Atriz de 2017, do Governo do Estado do Paraná. Em março de 2019 recebeu também o Prêmio Shell de Melhor Atriz, com a peça. A agenda completa com datas, horários e locais das apresentações estão disponíveis em: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/rede-de-teatros-sesc-para-nao-morrer

Ficha Técnica:

Idealizadora e Atriz – Nena Inoue

Parceria de Criação – Babaya Morais

Dramaturgia – Francisco Mallmann (a partir da obra de Eduardo Galeano)

Iluminação – Beto Bruel

Criação de Figurinos/Adereços – Carmen Jorge

Cenário – Ruy Almeida

Técnico Operador – Vinicius Sant

Designer Gráfico – Martin Castro

Redes Sociais: Platea Comunicação e Arte

Direção de Produção – Nena Inoue

Realização – Espaço Cênico.

Rede de Teatros Sesc

A Rede de Teatros Sesc realiza a cada mês uma turnê estadual trazendo espetáculos nacionais e filmes que se destacam pela qualidade, pluralidade e inovação artística. Ao longo do ano a Rede promove também outras atividades culturais em cada cidade, para todas as idades, nas áreas de música, literatura, dança, teatro, circo e cinema. A programação acontece nos Teatros Sesc de Chapecó, Concórdia, Lages, Laguna, Itajaí, Joinville, Jaraguá do Sul e Florianópolis e pode ser acompanhada mensalmente pelo site do Sesc.

Programe-se
Espetáculo “Para Não Morrer”

- Chapecó

Quando:  15.05

Onde: Teatro do Sesc Chapecó

Horário: 19h30

Informações: (49) 3319.9100

Ingressos gratuitos: distribuídos uma hora antes de cada apresentação.

Classificação: 14 anos

Duração: 1h

- Concórdia

Quando: 16/05

Onde: Teatro Sesc Concórdia

Horário: 19h30

Informações: (49) 3442.0303

Ingressos gratuitos: distribuídos no espaço de Relacionamento com Clientes Sesc Concórdia, com limite de quatro ingressos por pessoa.

Classificação: 14 anos

Duração: 1h

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Feira do Livro ocorre no Shopping Chapecó até dia 9
'Orange is the New Black’ divulga teaser da última temporada
Professor promete grandiosidade em teaser da 3ª parte de La Casa de Papel
Glee volta para o catálogo da Netflix em junho
TIM testa em Florianópolis a primeira antena de internet 5G
Mascotes dos times e autógrafos de jogadores viram arte em tela
Sommelière ensina um guia básico do vinho para iniciantes
Série sobrenatural brasileira chega em junho na Netflix
Encontro de Coros será neste sábado em Chapecó
Unochapecó realiza noite cultural