Espetáculo Para Não Morrer circula por oito cidades de Santa Catarina

Na região, Chapecó e Concórdia recebem o espetáculo, que tem entrada gratuita. A peça circula entre os dias 15 e 25 de maio pelos teatros do Sesc

- Publicidade -
 

Inspirado na obra “Mulheres”, de Eduardo Galeano, o espetáculo “Para Não Morrer”, da atriz e diretora paranaense Nena Inoue, circula pela Rede de Teatros Sesc Santa Catarina. As apresentações gratuitas acontecem de 15 a 25 de maio, em oito cidades. Na região, Chapecó (15), Concórdia (16) recebem o espetáculo.

Com dramaturgia de Francisco Mallmann e parceria de criação de Babaya Morais, o monólogo aborda temáticas feministas e femininas atreladas a questões políticas. Escrito em 1997, o livro “Mulheres”, de Galeano, recupera a biografia de várias personagens históricas cuja importância a perspectiva dominante reduziu, deturpou ou simplesmente ignorou. É uma homenagem às mulheres – célebres e anônimas – em especial da América Latina.

O espetáculo se insere no debate atual interessado no resgate e na manutenção da memória, apresentando o Brasil em interlocução muito estreita com toda a América Latina.

“A peça trata sobre luta, opressão, violências, mas também sobre resistência, confiança, afeto. É também sobre as mulheres de hoje, do que está adormecido, coisas esquecidas que precisamos despertar. Vivemos um momento de retrocessos sociais, assim a consciência histórica e resistência, se fazem necessárias e este espetáculo é minha forma de militar, de resistir. E ele vem tocando distintos públicos, que não somente mulheres, pois seus conteúdos são importantes para todos, nesse momento”, reflete Nena.

Perseverança contra a opressão

Sentada em uma poltrona, a atriz rememora os grandes feitos de perseverança contra a opressão. A figura de Nena Inoue em cena, apresenta uma limitação física, que não a impede de falar e interseccionar vivências e aprendizados, evocando, muitas presenças, alternando ao mesmo tempo, força e ternura. Uma homenagem às mulheres da resistência, as de ontem e de hoje. “Para Não Morrer” é corpo presente, contragolpe, exercício de resistência.

Prêmios

O espetáculo, com classificação de 14 anos tem duração de 1h. Foi indicado ao Prêmio Troféu Gralha Azul nas categorias Atriz, Espetáculo, Direção, Cenário, Figurino e recebeu o Prêmio de Melhor Atriz de 2017, do Governo do Estado do Paraná. Em março de 2019 recebeu também o Prêmio Shell de Melhor Atriz, com a peça. A agenda completa com datas, horários e locais das apresentações estão disponíveis em: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/rede-de-teatros-sesc-para-nao-morrer

Ficha Técnica:

Idealizadora e Atriz – Nena Inoue

Parceria de Criação – Babaya Morais

Dramaturgia – Francisco Mallmann (a partir da obra de Eduardo Galeano)

Iluminação – Beto Bruel

Criação de Figurinos/Adereços – Carmen Jorge

Cenário – Ruy Almeida

Técnico Operador – Vinicius Sant

Designer Gráfico – Martin Castro

Redes Sociais: Platea Comunicação e Arte

Direção de Produção – Nena Inoue

Realização – Espaço Cênico.

Rede de Teatros Sesc

A Rede de Teatros Sesc realiza a cada mês uma turnê estadual trazendo espetáculos nacionais e filmes que se destacam pela qualidade, pluralidade e inovação artística. Ao longo do ano a Rede promove também outras atividades culturais em cada cidade, para todas as idades, nas áreas de música, literatura, dança, teatro, circo e cinema. A programação acontece nos Teatros Sesc de Chapecó, Concórdia, Lages, Laguna, Itajaí, Joinville, Jaraguá do Sul e Florianópolis e pode ser acompanhada mensalmente pelo site do Sesc.

Programe-se
Espetáculo “Para Não Morrer”

- Chapecó

Quando:  15.05

Onde: Teatro do Sesc Chapecó

Horário: 19h30

Informações: (49) 3319.9100

Ingressos gratuitos: distribuídos uma hora antes de cada apresentação.

Classificação: 14 anos

Duração: 1h

- Concórdia

Quando: 16/05

Onde: Teatro Sesc Concórdia

Horário: 19h30

Informações: (49) 3442.0303

Ingressos gratuitos: distribuídos no espaço de Relacionamento com Clientes Sesc Concórdia, com limite de quatro ingressos por pessoa.

Classificação: 14 anos

Duração: 1h

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Festa de São Cristóvão ocorre neste domingo em Chapecó
Chegada do homem à lua é homenageada em selo
La Casa de Papel parte 3 estreia nesta sexta-feira (19)
Instagram oculta número de curtidas em fotos
10 dicas para ter maturidade emocional na criação dos filhos
Bailarinos tem a oportunidade de se profissionalizar no Dança Chapecó
Dia do Cooperativismo oferece serviços gratuitos em Chapecó
Jovem de Chapecó participa do programa Roda a Roda Jequiti
Coral de Chapecó comemora 44 anos com show anos 60
Saiba quem são os jurados do Dança Chapecó