Farmacêutica dá dicas para melhorar a imunidade

Fitoterápicos, vitaminas e minerais podem auxiliar no fortalecimento e manutenção da saúde

- Publicidade -
 

 Com a chegada do inverno, aumenta a procura por medicamentos que melhorem o sistema imunológico. Isso porque nessa estação do ano, as pessoas estão mais susceptíveis a doenças como gripe e resfriados. Neste ano, somado a isso, com a pandemia e a escassez de tratamento comprovado para a Covid-19, fortalecer a imunidade é fundamental para combater o novo coronavírus.

A farmacêutica Cinthia Lira Sant'Ana, pós-graduada em Atenção Farmacêutica e em Fitoterapia, Terapia Floral e Homeopatia Aplicada à Prescrição, responsável pela Farmácia Comunitária da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), dá dicas que podem ajudar a manter, fortalecer, recuperar e melhorar o sistema imunológico.

Ela pondera que uma alimentação saudável garante uma boa nutrição e, consequentemente, o funcionamento adequado de todo o organismo. Ela também destaca a importância em tomar bastante água. Mas, além disso, indica alguns fitoterápicos, vitaminas e minerais que são aliados na melhora do sistema imunológico. São eles: unha de gato, própolis, vitamina C, e o zinco quelato.

De acordo com Cinthia, a utilização destes e qualquer outro medicamento deve ser orientada por um profissional da saúde.  Essas quatro opções mencionadas são de fácil acesso e estão disponíveis na Farmácia Comunitária Univali, que conta com três farmacêuticas para individualizar o tratamento, orientar e esclarecer dúvidas dos usuários.

Veja os benefícios e a ação de cada uma das opções:

- Unha de gato (Uncaria tomentosa):
possui ação anti-inflamatória, antimicrobiana e moduladora do sistema imunológico.

- Própolis: entre as principais ações doprópolis destacam-se sua ação anti-inflamatória, bactericida, fungicida, cicatrizante, antisséptica e estimuladora do sistema imunológico.

- Vitamina C: O seu uso tem sido preconizado para aumentar a imunidade e a resistência a infecções e como antioxidante, para a captação de radicais livres.

- Zinco quelato: é um mineral de grande importância e sua ingestão é necessária para auxiliar as defesas do organismo e para o bom funcionamento celular. Componente de várias enzimas, o zinco participa das vias metabólicas que envolvem síntese de proteínas, metabolismo de carboidratos, lipídeos e de ácidos nucléicos. Também está envolvido nos processos do sistema imunológico, sendo conhecido por sua função antioxidante e de reparação celular.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Chá de hibisco proporciona vários benefícios e pode ser utilizado em receitas
Calvície feminina x calvície masculina: Quais são as diferenças?
Ministério da Saúde monitora síndrome em crianças associada à covid-19
Crescem alertas sobre necessidade de superar a covid-19 sem descuidar de outras doenças
Cuidados de saúde necessários para evitar conjuntivite e alergias oculares
Alimentação saudável garante mais saúde e aumenta a imunidade
Encontros gratuitos para ampliar educação continuada em saúde
Maternidade: mitos e verdades sobre o pré e pós-parto
Mitos e verdades: frio e home office podem causar doenças urológicas?
Dicas de chás para amenizar a ansiedade e aumentar a imunidade