Federação confirma volta do Catarinense de Futebol e agradece a Carlos Moisés: "Solícito"

Governador do Estado voltou atrás da decisão de suspender o campeonato até o dia 7 de agosto, após apelo feito por dirigentes do futebol de SC

- Publicidade -
 

A Federação Catarinense de Futebol e o Governo de Santa Catarina chegaram a um entendimento para o retorno da Série A do Estadual, com a liberação concedida a partir desta segunda-feira (27). A notícia foi confirmada em conversa entre o governador Carlos Moisés e o presidente da FCF, Rubens Angelotti, na noite deste domingo (26) - confira comentário do Blog Resenha Esportiva sobre o assunto.

Em nota, a Federação disse que Moisés foi “solícito” ao atender o pedido para a volta do campeonato nesta semana. “O governador escutou os apelos da entidade e se mostrou compreensivo com a situação, entendendo a importância da continuidade da competição e a garantia das medidas adotadas para garantir toda a segurança possível na realização das partidas”, publicou a FCF.

“Ficou assimilado que, somando o trabalho forte feito pela FCF e pela SC Clubes (Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina), com o risco extremamente reduzido no gramado pela testagem de atletas e funcionários, a retomada tem condições sólidas para acontecer. Além disso, a transmissão das partidas pela TV, web e rádio são atrativos para ajudar a manter as pessoas em casa, conforme recomendado pelas autoridades sanitárias”, acrescentou a nota.

Conforme a FCF, os jogos que já estavam anteriormente marcados para a esta semana devem acontecer na quarta (28) e quinta-feira (29), mas o cenário ainda está sendo analisado antes da divulgação oficial das datas exatas. “A Federação agradece o apoio e intermediação do deputado estadual Rodrigo Minotto e a compreensão demonstrada pelo governador Carlos Moisés, e se compromete em continuar fazendo o máximo para garantir um retorno seguro”, finalizou a nota.

Na noite de sexta (24), o governador assinou decreto ampliando a suspensão das competições esportivas no Estado até 7 de agosto, por conta da pandemia do novo coronavírus. A decisão caiu como uma bomba nos dirigentes do futebol catarinense. Eles receberam a notícia com surpresa e indignação e passaram a buscar alternativas para finalizar as disputas em campo. Uma delas era levar os jogos para o Paraná. Isso não foi preciso, após Moisés se comprometer em revogar a suspensão dos duelos.

A primeira paralisação do Catarinão ocorreu no dia 16 de março, por parte da própria Federação. A entidade tentou retomar o certame em maio e junho, mas não obteve a autorização do governo. O Estadual só voltou no dia 8 de julho, mas o Estado suspendeu a competição no dia 13, depois de profissionais dos clubes, entre eles jogadores, testarem positivo para covid-19. A Chapecoense foi quem mais registrou casos: 26.

Ficou combinado entre Federação e governo que os confrontos seriam retomados 14 dias depois, ou seja, nesta semana, com o compromisso das agremiações em fazer testagens até 48 horas antes de se enfrentarem. Os times estavam cumprindo a regra, mesmo assim Moisés desautorizou a volta do Catarinão na última sexta. Dois dias depois, ele recuou e cedeu ao pedido da FCF. Os jogos não terão a presença do público.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concórdia volta a vencer o Tubarão e confirma permanência na Série A do Catarinense
Concórdia recebe Tubarão para confirmar permanência na Série A do futebol Catarinense
Chapecoense Felipe Tozzo conquista pódio na 1ª etapa do Império Endurance Brasil
Concórdia vence em Tubarão e amplia vantagem na luta contra o rebaixamento no Estadual
Concórdia começa a decidir a permanência na Série A do Catarinense contra o Tubarao
Piloto chapecoense Felipe Tozzo estreia na disputa da Império Endurance Brasil
Polícia Militar atua para o retorno dos jogos da Série A do futebol catarinense
Atleta revelado pela escolinhas de Chapecó é contratado por time de vôlei da França
Federação Catarinense de Futebol divulga datas dos jogos da Série A do Estadual
Governo do Estado oficializa autorização para a volta do Catarinense de Futebol