Feijão de alta produtividade é lançado pela Epagri em Chapecó

Evento faz parte da programação de comemorações dos 28 anos da empresa

- Publicidade -
 

A Epagri lança seu sexto cultivar de feijão, o SCS206 Potência, nesta quarta-feira (27), em Chapecó. O evento faz parte das comemorações dos 28 anos da empresa, que realiza durante novembro atividades por todo o estado, com lançamento de tecnologias para produção sustentável. A alta produtividade é uma das principais características da nova variedade da leguminosa.

O SCS206 Potência é um feijão preto, recomendado para cultivo nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Foram necessários 15 anos de estudos do Programa de Melhoramento Genético de Feijão (PMGF) da Epagri/Cepaf para chegar ao Potência.

::. Participe do grupo de WhatsApp

O novo cultivar da Epagri apresentou produtividade 11% superior em relação a duas variedades da leguminosa em todos os locais avaliados. Comparando o rendimento de grãos em relação aos cultivares Uirapuru e BRS Campeiro, apresentou produtividade superior de 116,52% e 106,02%, respectivamente. A resistência das plantas à antracnose é outro aspecto importante do novo material genético.

Maior produção no Sul

O feijão tem a terceira maior área semeada entre grãos no Brasil, com mais de 3 milhões de hectares cultivados. A Região Sul é responsável por mais de 40% da produção total e mais de 96% da produção de feijão-preto no país. Os agricultores familiares respondem por 70% da produção nacional.

Em Santa Catarina, o feijão é cultivado em todas as regiões, com destaque para os Planaltos Norte e Serrano na safra, e para o Oeste e o Litoral Sul na safrinha. Essa leguminosa é uma das mais importantes fontes de proteína vegetal, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas do complexo B para humanos.

Dia de Campo

O lançamento do feijão Potência está inserido no 2º Dia de Campo da Epagri/Cepaf, que ocorre das 8h às 16h na área dos cultivos experimentais da unidade. É uma oportunidade para agricultores e a sociedade em geral conhecerem resultados das pesquisas desenvolvidas pela Epagri.

::. Acompanhe as últimas notícias de Chapecó e região

No Dia de Campo serão apresentadas diversas tecnologias para produção sustentável de alimentos. Na pecuária, serão apresentadas pastagens perenes. Em feijão e milho, além dos cultivares da Epagri, os pesquisadores estarão demonstrando manejo integrado de doenças, densidade de semeadura e controle de invasoras, entre outros aspectos.

Também haverá uma estação dedicada ao tema solos, abordando manejo, conservação e adubos de cobertura. A estação da soja vai tratar principalmente do manejo de doenças e pragas. Os visitantes ainda vão poder conhecer manejo e fitotecnia para cultivo de citros e de maracujazeiro.

 28 anos da Epagri

O 2º Dia de Campo da Epagri/Cepaf integra a programação comemorativa dos 28 anos de fundação da empresa. A série de eventos de aniversário alcançou todo o estado no mês de novembro, com lançamento de tecnologias, Dias de Campo, seminários e atividades de educação ambiental.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

11% dos brasileiros terá renda para quitar dívidas no começo de 2020
Comércio de SC registra crescimento de 5% em relação ao Natal de 2018
Consumidores acreditam que o combate ao desemprego deve ser prioridade em 2020
Palestra orienta empreendedores em Chapecó
Comércio encerra 2019 com alta de 2% nas vendas
Sicoob MaxiCrédito apresenta R$ 96,35 milhões de resultado em 2019
Lojistas apostam em crescimento de 15% nas vendas de material escolar em Chapecó
Sine oferece 462 vagas de emprego em São Miguel do Oeste
Número de jovens inadimplentes cai no Brasil
Falta de chuva causa prejuízos a produtores de verduras em Chapecó