Feira do Peixe começa nesta semana em Chapecó

Expectativa de venda é de 50 toneladas. Serão 19 pontos ao ar livre, durante a Semana Santa. Feirantes estão orientados e atentos às medidas de prevenção à Covid-19

- Publicidade -
 

A tradicional Feira do Peixe, organizada pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Sedema) em parceria com os piscicultores, acontece todos os anos na Quaresma.

Em 2020, ela estará concentrada na nesta semana, principalmente, na quarta (8) e quinta-feira (9). Os peixes poderão ser comprados nos 19 pontos, espalhados em diversos bairros de Chapecó. A iniciativa tem o objetivo de garantir aos consumidores o peixe fresco na Semana Santa. As vendas começam a partir das 7h e podem se estender até à tarde, se houver produto.

Em alguns locais, a Feira do Peixe poderá se estender até a sexta-feira santa (10) pela manhã, caso a procura seja grande e haja oferta. A estimativa de venda para este ano é de aproximadamente 50 toneladas, equivalente a capacidade produtiva de Chapecó. Oito produtores vão oferecer o peixe fresco, atendendo às exigências sanitárias e de segurança alimentar. As principais espécies disponíveis são as carpas prateada, capim e húngara e o filé de tilápia. O valor do quilo varia de acordo com o tamanho do produto, a espécie e se o consumidor prefere levar o peixe limpo ou não. O preço inicial é R$ 12 o quilo.

Um dos pioneiros nas Feiras Livres, o produtor da Linha Batistello, Gabriel Batistello mantem junto com o pai e o irmão, a criação de peixes. Com apoio e incentivo da Epagri, o produtor começou a criar peixes primeiro como hobby, depois como fonte de renda. Batistello tem dois pontos fixos na cidade: um no bairro Jardim do Lago em frente ao colégio e no bairro Bela Vista (ao lado da Niju). “Nossa expectativa antes da pandemia do coronavírus era de vender cerca de 15 toneladas. Agora vai ficar um pouco abaixo disso’, explicou o produtor.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente proporciona o suporte técnico e a infraestrutura necessária para que o piscicultor tenha condições de comercializar a produção. “Nossos produtores estão preparados para atender os consumidores com peixe fresco e de qualidade, concluiu o Secretário Valdir Crestani. 

Pontos de vendas neste ano:

- Feira Cristo Rei;

- Posto Galli, no Palmital;

- Feira Efapi/Colatto;

- Feira do São Cristóvão;

- Presidente Médici;

- Esplanada (Igreja Católica);

- Universitário (Igreja Católica);

- Posto Avenida;

- Vila Real;

- Praça Passo dos Fortes;

- Feira Bela Vista;

- Colégio Jardim do Lago (Efapi);

- São Pedro (antiga Garagem da Prefeitura);

- Praça Santa Maria;

- Vila Zonta;

- E atrás do Shopping, na Avenida Getúlio Vargas, junto à Live.

E também nas feiras independentes: rua Clevelândia (Centro), Calçadão (Centro), e Mercado Público Regional.

Medidas de Prevenção à Covid-19

As Feiras ao Ar Livre estão autorizadas a funcionar em Santa Catarina, mas as medidas preventivas de combate ao Coronavírus devem ser encaradas como prioridade. A Feira do Peixe em Chapecó será realizada com atenção à saúde dos feirantes e dos consumidores, seguindo as medidas para evitar a contaminação do Coronavírus. As seguintes orientações foram repassadas aos feirantes:

•usar luvas e máscaras ao prestar o atendimento;

•utilizar e disponibilizar álcool em gel 70%;

•organizar o fluxo de consumidores, evitando aglomerações e respeitando o distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas;

•higienizar os equipamentos que precisam de contato físico, como calculadoras e balanças. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Tenente coronel Ricardo se despede do 2ºBPM
Acidente é registrado em Herval d’Oeste
Nota com orientações para trabalhadores de indústrias é emitida em SC
Menino que caiu em tacho de água quente em São Bernardino morre no hospital
Udesc retoma aulas em 22 de junho de forma não presencial
Aposta única ganha prêmio principal do concurso 2.267 da Mega-Sena
Homem fica ferido em acidente em Bom Jesus
Formosa do Sul realiza nova aplicação de inseticida para combate à dengue
Homem fica gravemente ferido em acidente em Coronel Freitas
Dias frios e chuvosos no início de junho