É um freio para onda de contágio, diz Moisés sobre ações adotadas em SC

Em coletiva nesta quarta (25), ele atualizou o número de casos no estado, que passou para 122, um aumento de 12% em relação a terça-feira. Número de casos suspeitos caiu

- Publicidade -
 

O número de casos de coronavírus em Santa Catarina aumentou para 122, conforme dados atualizados pelo Governo do Estado na tarde da quarta-feira (25). Na terça-feira (24) eram 109 casos e as confirmações desta quarta representam um aumento de 12%. Além dos casos positivados, SC tem outros 325 casos suspeitos (também reduziu em relação aos 336 informados na terça).

O dado foi destacado pelo governador Carlos Moisés, que falou durante a coletiva desta quarta-feira. Segundo ele, controle do aumento "é a prova cabal de que o que estamos promovendo em SC é um freio para a onda de contágio do coronavírus", enfatizou.

Além dos dados, o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, explicou que houve um ajuste quanto às cidades com casos confirmados da doença. Segundo ele, alguns casos contabilizados, por exemplo, em Florianópolis, eram de pessoas que moram em outras cidades, mas que foram diagnosticados na capital. Neste caso, os dados dos pacientes foram realocados para seus municípios de domicílio. Com isso, o número de  cidades com pacientes confirmados de coronavírus subiu para 28.

Boa notícia

Zeferino detalhou que dos 122 confirmados para Covid-19 em SC, sete pacientes estavam na UTI. Ele revelou que um destes pacientes evoluiu bem e pode deixar a UTI, permanecendo internado em um leito de enfermaria. "Nos deixa otimistas quanto aos protocolos clínicos adotados", disse.

Caso de Xanxerê

Sobre a notificação de uma morte em Xanxerê, de paciente com suspeita de coronavírus, o secretário da Saúde reforçou que o caso não havia sido notificado ao Estado e que as amostras coletadas do paciente estão em análise no Laboratório Central (Lacen).

Análise dos dados 

Moisés reforçou que os dados coletados nestes 15 dias de restrição de atividades e isolamento social, serão fundamentais para preparar o sistema de saúde, estruturar com as demandas que possam surgir e também orientar a população da importância dos cuidados com higiene pessoal. 

Esses dados serão usados para analises epidemiológicas. "Onde basearemos nossas ações a curto, médio e longo prazo para melhorarmos o atendimento e, dentro do possível, mitigar a propação do vírus no estado", disse Zeferino.

Ações restritivas em SC

Questionado sobre as medidas que SC adotou para conter o avanço do coronavírus, diferente do que disse o presidente Jair Bolsonaro em seu pronunciamento na noite da terça-feira, o governador de SC destacou que o trabalho dos estados é para mitigar os efeitos da crise e que o momento não é de discutir a questão política ou de alinhamentos. 

"Tratamos de proteger nossa população com muita responsabilidade. Vamos responder por tudo aquilo que fizermos", disse. Ele falou ainda que o estado está exercendo dua autoridade, baseado em critérios técnicos, e que já estuda as formas de flexibilizar as medidas para que a sociedade conviva com o vírus. "Nós não vamos fazer escolhas por pessoas, quem vai viver e quem vai morrer, não pretendemos fazer isso. Queremos proteger toda a sociedade integralmente. infelizmente é possível que tenhamos óbitos, mas queriamos ter resultado zero e é pra isso que estamos trabalhando", ressaltou.

Casos confirmados em SC *
Balneário Arroio do Silva - 1
Balneário Camboriú – 7
Braço do Norte – 9
Camboriú- 2
Blumenau – 9
Canelinha - 1
Chapecó – 2
Criciúma - 11
Florianópolis – 16
Gaspar - 1
Gravatal – 3
Içara - 1
Imbituba – 4
Itajaí - 12
Jaguaruna – 2
Jaraguá do Sul – 2
Laguna - 1
Lages - 1
Joinville – 5
Navegantes – 3
Pomerode – 1 
Porto Belo - 2
Rancho Queimado – 2
São José – 5
São Ludgero – 1
São Pedro de Alcântara - 1
Tijucas - 1
Tubarão – 8
Outros Estados – 5
Outros Países – 3
*Mudança nos números baseadas nos critérios de domicílio do paciente








DEIXE SEU COMENTÁRIO

Governo do Estado registra a segunda morte pelo novo coronavírus em Santa Catarina
Ministérios vão agir de forma integrada durante a crise do novo coronavírus
Casos de coronavírus sobem para 219 em Santa Catarina
Com escolas em quarentena, Startup leva simulado do ENEM on-line a estudantes
Senado aprova benefício de R$ 600 a autônomos e informais
Câmara Municipal de Chapecó realiza sessão ordinária virtual
Centro de Triagem para pacientes com sistemas respiratórios já funciona em São Miguel do Oeste
Como se comportar nas compras para diminuir risco de contrair o novo coronavírus
Sobe para 159 o número de mortes por causa do coronavírus no Brasil
Senai oferece 100 mil vagas gratuitas em cursos à distância durante pandemia do coronavírus