Glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo

Data de 26 de maio, Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, foi criada para conscientizar a população da importância do diagnóstico precoce

O glaucoma é a segunda maior causa de cegueira irreversível no mundo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020, 80 milhões de pessoas terão glaucoma no mundo, e em 2040 mais de 111 milhões. Para lembrar a doença, no dia 26 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, data criada para conscientizar a população da importância do diagnóstico precoce.   

>> Últimas notícias <<

Segundo a oftalmologista Renata Rabelo, existem vários tipos de glaucoma e o ideal é trabalhar com a prevenção já que a doença evolui de forma silenciosa. “O mais comum é o glaucoma de ângulo aberto que pode se apresentar com ou sem aumento da pressão ocular e sem sintomas na maioria dos casos, porém quando presente, há queixa de dor. Os outros tipos se desenvolvem pela predisposição genética ou relacionados a doenças como hipertensão arterial e diabetes”, conta.  

Mais comum após os 40 anos, os danos mais sérios do glaucoma aparecem com o decorrer do tempo, sendo que na fase mais avançada, pode levar à perda progressiva do campo visual da periferia para o centro. Por isso, a especialista reforça a importância da prevenção, principalmente para o grupo de risco. “A partir desta idade é ideal procurar um oftalmologista anualmente para exames de rotina e assim possibilitar o diagnóstico precoce”, comenta.

Para identificar o glaucoma são indicados os exames específicos que constatam se a pressão dentro do olho está alta e se há predisposição para a doença. “O tratamento inicial consiste em uso de colírios hipotensores e, em alguns casos, é indicada a cirurgia filtrante ou com implantes de válvulas para controle da pressão intraocular, porém, os avanços da medicina já permitem outras opções mais avançadas. No implante de micro válvula, por exemplo, é colocada uma micro válvula na câmara anterior do olho para melhorar o escoamento do humor aquoso que pode ser responsável pelo aumento da pressão intraocular, levando à doença”, explica a médica.


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Hemosc recebe cerca de 1,3 mil doadores por mês em Chapecó
Déficit de Atenção e Transtorno Bipolar podem aparecer juntos, revela pesquisa
Caminhar faz bem para corpo e mente
Saiba como cuidar dos pés no inverno
Publicada lei que trata de internação involuntária de usuário de droga
Hospital Regional recebe aparelho de radioterapia em Chapecó
Dive alerta para os efeitos nocivos do uso do tabaco
Mais de 2 mil vagas com inscrições abertas para o Mais Médicos
Glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo
Lavar cortinas, tapetes, almofadas e capas de sofá evita problemas de saúde