Meteorologista explica por que o céu está amarelo e cinza no Oeste

Questões como poluição, queimadas e até mesmo os raios solares estão diretamente ligados a esse fenômeno

- Publicidade -
 

Nadia Michaltchuk
nadia@diariodoiguacu.com.br

Na última terça-feira (10) a região Oeste de Santa Catarina foi coberta por um céu em tons de sépia. Em Chapecó, a impressão era que havia sido passado um filtro sobre toda a cidade. Em outros dias, o céu ficou em tons de cinza, dando a impressão de que o céu havia sido coberto por fumaça.

>> Últimas notícias <<

Para entender esse fenômeno, o Diário do Iguaçu procurou um especialista, que explicou por que isso ocorre. Segundo o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, existem vários fatores que influenciam na tonalidade do céu. “A fuligem, as queimadas e a fumaça que sai das chaminés das indústrias estão diretamente ligadas à coloração do céu. É correto afirmar que uma queimada em outra região do Estado ou até mesmo do país possui ligação com a coloração do céu no Oeste de Santa Catarina”, explica.

Outro fator determinante na tonalidade do céu são os raios solares. Isso explica por que o céu costuma ter cores mais vivas e intensas no amanhecer e no entardecer. Martins afirma, ainda, que os tipos de nuvens que costumam influenciar a colocarão do céu são as Alto-cúmulos e as cirrus. 

As alto-cúmulos são lençóis ou camadas de nuvens brancas ou cinzentas, tendo geralmente sombras próprias. Elas estão de 2 a 7 quilômetros de altitude. Já as cirrus são nuvens que se formam na alta troposfera de 7 e 18 quilômetros de altitude, em uma temperatura ambiente inferior a 0 °C. Os dois tipos são compostos por cristais de gelo. 

Previsão do tempo

Nesta quinta-feira (12) a previsão do tempo aponta tempo instável com nebulosidade em todas as regiões de Santa Catarina. No Oeste, o tempo estará encoberto com chuva e trovoadas isoladas no decorrer do dia, principalmente em áreas próximas ao Rio Grande do Sul e ao Extremo Oeste. 

A chuva será mal distribuída, com volume pouco significativo. A temperatura estará baixa em relação aos dias anteriores, com pouca elevação no decorrer do dia devido à nebulosidade e à chegada de uma massa de ar frio.

A previsão da Epagri/Ciram aponta que na sexta-feira o tempo será de sol com aumento de nuvens no Oeste, com temperatura amena. Já no sábado (14) e no domingo (15) o tempo será com maior presença de sol no Oeste, com temperatura em elevação. 


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Começando uma nova história
Saiba como fica o funcionamento nos bancos neste Carnaval
Cordilheira Alta vedará contratação direta de empresas de parentes de agentes públicos
Mãe moradora de Concórdia é multada por negligenciar estudo do filho
Convênio entre Polícia Civil e Cis-Amosc fortalece atuação aeromédica na região Oeste
Novo quartel dos Bombeiros de Chapecó será inaugurado nesta sexta-feira (21)
Livro Como surgiu Chapecó é lançado nesta sexta-feira
Polícia alerta para golpes virtuais envolvendo nudes na região
Agressor é solto, bate novamente na vítima e é preso em Nova Itaberaba
Justiça suspende transporte coletivo por aplicativo em SC