Mulheres dinamizam o cooperativismo catarinense

No último ano, a presença da mulher nas cooperativas cresceu 16%

- Publicidade -
 

Neste sábado (04), comemora-se o Dia de Cooperar (DIA C) e o Dia Internacional do Cooperativismo. Alusivo às datas, a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) apresentou levantamento sobre o crescimento da participação da mulheres no cooperativismo catarinense. Atualmente, a participação feminina representa 40% do quadro de associados, esse índice era de 8% em 2005.

O número total de associados das 254 cooperativas é de 2 milhões e 698 mil catarinenses. Desse contingente, mais de 1 milhão (exatamente 1.088.957) são mulheres. No último ano, a presença da mulher nas cooperativas cresceu 16%, quase o dobro da expansão do quadro geral, que ficou em 9,67%.

O presidente da OCESC, Luiz Vicente Suzin, enfatiza que Santa Catarina é o Estado mais cooperativista do Brasil, pois quase metade da população catarinense está associada a um dos ramos do cooperativismo. “Atualmente, mais de 1 milhão de mulheres têm vínculo com o sistema cooperativista e nossa intenção é ampliarmos esse número e fortalecermos cada vez mais essa participação”.

Ele lembra que as cooperativas são organizações dinâmicas que interagem homens e mulheres das mais variadas profissões e setores da economia. Embora, seja um ambiente majoritariamente masculino, elas estão conquistando rapidamente espaço, voz, voto e cargos de comando: há 15 anos elas representavam apenas 8% do quadro social.

De acordo com o presidente, a mulher é mais detalhista, metódica e leal aos princípios do cooperativismo, não falta às reuniões e estimula a participação do homem. Sua presença contribuiu para harmonizar as diferenças, atenuar as tensões, fortalecer os pontos de convergência e realçar os interesses comuns.

O presidente da OCESC assinala que os dirigentes cooperativistas valorizaram o papel da mulher e, por isso, criaram novas formas de participação, como encontros estaduais, programas específicos, cursos e treinamentos, além de produtos e serviços especialmente destinados ao sexo feminino, elevando a qualidade do relacionamento entre os quadros diretivos e a base cooperativada.

COOPERATIVISMO EM SC

•        Número de cooperativas: 254.

•        Número total de associados: 2.698.313.

•        Crescimento no último ano: 9,67%.

•        Número de MULHERES associadas às cooperativas: 1.088.957.

•        Crescimento no último ano: 16%.

•        Participação das mulheres no quadro geral de associados: 40%.

•        Número de HOMENS associados às cooperativas: 1.609.356.

•        Participação dos homens no quadro geral de associados: 60%.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

SC chega a mais de 100 mil casos e 1,4 mil mortes por coronavírus
Amanda Soave é sorteada e receberá o medicamento Zolgensma para o tratamento da AME
Motociclista fica preso embaixo de caminhão em acidente em Saltinho
Veículo tem danos de grande monta após acidente em Descanso
Senai lança desafios para alunos dos cursos de aprendizagem
Enem 2020: diferente maneiras de estudar ajudam a fixar conteúdo
Segunda etapa do Ciclo de Estudos reúne 300 professores da Unochapecó
Polícia recupera máquina de sorvete que foi produto de estelionato em Chapecó
Ônibus pega fogo na SC-283 em Caibi
1,5 km da Rua Mascarenhas de Moraes receberá em melhorias em Chapecó