Novo equipamento para tratamento de câncer já está funcionando no HRO

O acelerador linear foi adquirido com recursos de emendas parlamentares e é utilizado para procedimentos de radioterapia

- Publicidade -
 

O Hospital Regional do Oeste (HRO), de Chapecó, único hospital público da região, confirmou que já está em pleno funcionamento o novo equipamento de acelerador linear utilizado na aplicação terapêutica de pacientes de radioterapia, acometidos pelo câncer.

O aparelho foi adquirido com recursos de emendas parlamentares do senador Dário Berger (MDB) e do ex-deputado Valdir Colatto (MDB). Foram destinados R$ 2 milhões para a instituição. Santa Catarina tem 15 aparelhos de radioterapia instalados em hospitais sendo que, destes, apenas dois estão fora do eixo do litoral, sendo um em Lages e outro em Chapecó.

O acelerador linear já estava instalado desde o final do ano passado, mas dependia de uma autorização do Ministério da Ciência e Tecnologia, através da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), dada somente após a inspeção de técnicos da pasta. Todo o trâmite foi agilizado pela assessoria do senador Dário junto ao Ministério.

De acordo com Gelson Dalla Costa, diretor-presidente do hospital, o setor de radioterapia do HRO atende pacientes de 112 municípios do Oeste catarinense. Diariamente, entre 100 a 110 pacientes são submetidos ao tratamento radioterápico. “Só quem utiliza o serviço entende a necessidade funcional da máquina”, comentou Dalla Costa.

De acordo com o Ministério, representantes voltarão a Chapecó nos próximos dias 4 e 5 de junho para anunciar oficialmente a entrega do aparelho para a comunidade. O HRO é referência para mais de 70 municípios e atende uma população de mais de 1 milhão de habitantes.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mulheres dinamizam o cooperativismo catarinense
Sicredi promove ações e arrecada alimentos para famílias em Chapecó
90% dos casos de vandalismo são em contêineres recicláveis
Bolsonaro sobrevoa algumas áreas atingidas por ciclone bomba em SC
“O desafio é estar sempre na vanguarda”, diz reitor da Unochapecó
Neste sábado (4): Aurora promove live para celebrar o Dia de Cooperar
Epagri ajuda na recuperação das perdas rurais e pesqueiras após passagem de ciclone
Chapecó terá teste para Covid-19 em drive-thru neste sábado
Corpo de Bombeiros Militar registra quase cinco mil chamadas para atendimento
Homem é furtado e encontra objetos a venda nas redes sociais em Chapecó