Novo equipamento para tratamento de câncer já está funcionando no HRO

O acelerador linear foi adquirido com recursos de emendas parlamentares e é utilizado para procedimentos de radioterapia

O Hospital Regional do Oeste (HRO), de Chapecó, único hospital público da região, confirmou que já está em pleno funcionamento o novo equipamento de acelerador linear utilizado na aplicação terapêutica de pacientes de radioterapia, acometidos pelo câncer.

O aparelho foi adquirido com recursos de emendas parlamentares do senador Dário Berger (MDB) e do ex-deputado Valdir Colatto (MDB). Foram destinados R$ 2 milhões para a instituição. Santa Catarina tem 15 aparelhos de radioterapia instalados em hospitais sendo que, destes, apenas dois estão fora do eixo do litoral, sendo um em Lages e outro em Chapecó.

O acelerador linear já estava instalado desde o final do ano passado, mas dependia de uma autorização do Ministério da Ciência e Tecnologia, através da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), dada somente após a inspeção de técnicos da pasta. Todo o trâmite foi agilizado pela assessoria do senador Dário junto ao Ministério.

De acordo com Gelson Dalla Costa, diretor-presidente do hospital, o setor de radioterapia do HRO atende pacientes de 112 municípios do Oeste catarinense. Diariamente, entre 100 a 110 pacientes são submetidos ao tratamento radioterápico. “Só quem utiliza o serviço entende a necessidade funcional da máquina”, comentou Dalla Costa.

De acordo com o Ministério, representantes voltarão a Chapecó nos próximos dias 4 e 5 de junho para anunciar oficialmente a entrega do aparelho para a comunidade. O HRO é referência para mais de 70 municípios e atende uma população de mais de 1 milhão de habitantes.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Motorista usa refrigerante e energético para apagar fogo de caminhão em Concórdia
Palestra gratuita em Chapecó foca no empreendedorismo de sucesso
IFSC oferece 160 vagas para cursos técnicos gratuitos em Chapecó
Carro fica destruído após capotamento em Pinhalzinho
Capotamento deixa cinco pessoas feridas em Arvoredo
Mulher cai de motocicleta em ribanceira em Itapiranga
Projeto Plantão 4 patas já atendeu mais de seis mil pacientes
Presos terão audiência por videoconferência a partir desta segunda-feira (17) em Chapecó
Homem morre em grave acidente em Campo Erê
Casa é destruída por incêndio no Bairro Efapi