O mercado imobiliário de Chapecó está aquecendo

Conheça indicativos de quando vale a pena comprar um novo imóvel para investir

- Publicidade -
 

A recuperação do mercado imobiliário brasileiro está em andamento em 2019. Isso é evidente nos fortes lançamentos e vendas em 2018, bem como nas perspectivas econômicas positivas para este ano. A cidade de Chapecó é um exemplo de crescimento deste mercado.

Um dos motivos para isso, sem dúvidas, é o fato de que o Governo anunciou queda nas taxas de juros para empréstimos financeiros, o que contribuiu com o  aumento da confiança do consumidor.

Assim sendo, imobiliárias, corretores e analistas de setores relacionados ao mercado imobiliário e também de construção civil, esperam um ótimo desempenho do setor imobiliário em Chapecó para o final de 2019 e início de 2020. Motivo para isso é o fato de que um novo ciclo imobiliário está começando, agora que as incertezas foram reduzidas pelas eleições e início de estabilidade política do Brasil.

Mesmo que ainda o PIB da área de construção civil esteja negativo, ele está se recuperando. Os indicadores estão longe do pico, mas muitos retornam aos níveis anteriores ao boom do mercado, o que é um sinal de melhoria e de que o mercado imobiliário em Chapecó e em outras cidades brasileiras está aquecendo.

Bom impulsionamento da economia brasileira

A economia brasileira continuou a se recuperar pelo segundo ano, expandindo 1,1% em 2018, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento foi suportado principalmente pelo consumo das famílias (alta de 1,9% no comparativo anual em 2018), impulsionado por maiores salários reais e aumento do crédito das famílias, de acordo com o Banco Central do Brasil (BCB). E isso também tem contribuído diretamente para o otimismo do mercado imobiliário.

O BCB prevê um crescimento de 2% para 2019 e prevê um crescimento de 2,8% em 2020. A recente evolução dos indicadores de confiança de consumidores e empreendedores e a melhoria das condições financeiras, destacadas pela trajetória dos indicadores de mercado, continuam sinalizando um ambiente favorável ao mercado, marcado pela continuidade do ciclo de recuperação econômica nacional.

É importante levar em conta, também, que a taxa de inflação anual do Brasil subiu para 4,58% em março de 2019, um aumento de 3,9% no mês anterior, superior à meta de 4,25% do Banco Central para 2019. Com base na pesquisa de foco do Banco Central, a inflação estimada é de 3,89% ao final de 2019, o que pode representar ajustes interessantes para quem possui imóveis para locação.

 Depois de cair para um recorde em setembro de 2018, o Real (BRL) mostrou sinais de melhora. A depreciação da moeda em 2018 foi parcialmente devida à incerteza política anterior às eleições presidenciais de outubro de 2018 e a fatores internacionais que não podem ser controlados pelo Governo.

Realidade imobiliária na cidade de Chapecó

Quem busca por imóveis em Chapecó vive um momento favorável: a região está passando por uma boa fase no quesito imobiliário, uma vez que o mercado da construção civil movimenta a economia da região oeste catarinense.

Além de ser uma cidade influente no oeste catarinense, Chapecó é um dos polos que mais absorve mão de obra, gerando emprego e renda para toda a região. Tanto que o município é o segundo com o maior número de metros quadrados construídos no Estado de Santa Catarina.

Além do mais, os dados são instigantes para quem deseja investir em casas à venda em Chapecó. Até fevereiro de 2019, o preço das casas subiu cerca de 2%, um índice otimista, que acompanhou a tendência das principais cidades do país, como São Paulo, que o maior mercado imobiliário do Brasil (aonde os preços das casas subiram em média 2,02%) e também a cidade do Rio de Janeiro, aonde os preços das casas caíram quase 3% (-6,62%, ajustado pela inflação). Isso demonstra que o mercado imobiliário de Chapecó está aquecendo, ao invés de retrair.

Com o aumento da procura por imóveis em Chapecó, fomentada pelo aquecimento do setor, as empresas que trabalham no campo da construção civil tem procurado oferecer soluções a todos os perfis de clientes, desde os de mais alto padrão, até os de orçamento mais modesto, de modo a também se reinventar para prospectar todos os tipos de público.

Soluções imobiliárias em Chapecó

A qualidade do material utilizado na obra e o emprego da tecnologia também são diferenciais que chamam a atenção na hora da efetivação da venda de um imóvel e tornam o empreendimento referência.

Assim, o mercado da construção civil e o setor imobiliário acabam por andar juntos, visando proporcionar lucratividade aos seus investidores e, também, atender à demanda cada vez mais exigente de clientes dos mais diferentes perfis, especialmente quem deseja mais do que um bem, mas a realização do sonho da casa própria!

Impulso para estrangeiros

Devido sua qualidade no setor de agricultura e também de pecuária, o mercado imobiliário de Chapecó tem investido também esforços para captar investidores estrangeiros, o que tem ajudado a garantir essa uniformidade e consolidação no setor.

Gestões locais e empresas do setor têm cada vez mais difundido a informação de que indivíduos e não residentes estrangeiros podem investir em propriedades urbanas e rurais de Chapecó através da propriedade direta do exterior, ou através de empresas ou parcerias residentes. Para poder comprar um imóvel, é necessário um número de registro fiscal do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

No entanto, existem várias restrições aos investimentos em propriedades rurais para estrangeiros que desejam comprar terrenos à venda em Chapecó. Estrangeiros que pretendem migrar para o Brasil podem adquirir propriedades rurais diretamente do exterior somente se morarem no Brasil dentro de três anos a partir da data da aquisição.

 Além disso, as propriedades rurais adquiridas por empresas estrangeiras devem ser destinadas à implementação de projetos agrícolas, industriais ou de assentamento e essas atividades devem estar relacionadas aos objetivos das empresas.  Agora que você conheceu um pouco mais sobre os detalhes que envolvem o mercado imobiliário em Chapecó, não deixe de acompanhar nossas notícias e também de compartilhar posts como esses em suas redes sociais!  

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Restaurante e churrascaria Barriga Verde comemora 50 anos em Chapecó
A Trupe da Kuki está de aniversário e quem ganha é você!
Em meio à pandemia causada pelo Coronavírus, a escola Dan Oliper se adapta à realidade do momento
Opinião: Produção integrada em cheque
Clínica Estética Virtuosa abre as portas em Pinhalzinho
Moeda Verde lança ferramenta para estimular a sustentabilidade em empresas e instituições
Colégio Trilíngue Inovação tem aulas on-line, em tempo real, mantendo o Recesso Escolar
Direito é o novo curso oferecido pela Unopar Chapecó
Melhores aplicativos para escritórios de contabilidade