Pedidos de melhorias para a BR-163 não avançam em Brasília

Diretor-geral do Dnit ficou de analisar a questão, mas sem se comprometer com a federalização ou destinação de dinheiro

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Bruno Pace Dori
politica@diariodoiguacu.com.br

A situação das duas principais BRs no Oeste catarinense segue preocupando parlamentares representantes da região. Nesta semana, a coordenadora da Bancada do Oeste, deputada estadual Marlene Fengler (PSD), e a deputada federal Caroline De Toni (PSL) estiveram em audiência com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), general Santos Filho, para tratar a respeito das obras nas rodovias BR-282 e BR-163.

As parlamentares explicaram a situação da BR-163 – que está abandonada e em péssimas condições – inclusive, mostrando fotos da rodovia, que liga São Miguel do Oeste a Dionísio Cerqueira. Caroline e Marlene reforçaram importância da BR-163 e a necessidade de melhorias para garantir o escoamento da produção, especialmente do agronegócio. O general ficou de analisar a questão, mas sem se comprometer com a federalização ou destinação de recursos.

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Conforme Santos Filho, o orçamento do Dnit está muito aquém da necessidade. A previsão para 2020 é de apenas R$ 3 bilhões, quando o ideal seriam R$ 9 bilhões. Na tribuna da Alesc, o deputado estadual Maurício Eskudlark (PL) alertou sobre as péssimas condições da BR-163 e disse que entidades empresariais, trabalhadores e lideranças estão engajadas na Campanha SOS BR-163 e organizam uma manifestação na próxima segunda-feira (16) para cobrar ações.

A BR-163 liga Santa Catarina ao Rio Grande do Sul e ao Paraná, desde o entroncamento com a BR-282, incluindo o contorno em São Miguel do Oeste, até a divisa com o Paraná, no município de Barracão, trecho que teve as obras paralisadas. Parlamentares ainda esperam uma resposta sobre o processo de federalização da rodovia, no trecho entre as cidades de Iporã do Oeste e Itapiranga, e a construção da ponte no rio Uruguai, ligando Itapiranga e Barra do Guarita (RS).

Dinheiro para a BR-282

Sobre a BR-282, foi confirmado que o Ministério dos Transportes liberou R$ 19 milhões que estavam contingenciados para dar continuidade às obras e que o dinheiro já está empenhado. Marlene também esteve em contato com outros parlamentares federais e técnicos da Câmara dos Deputados, além do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, com objetivo de sensibilizar a destinação de emendas impositivas e do Orçamento da União para obras nas duas rodovias.

Ao comentar a liberação dos R$ 19 milhões, Marlene salientou que a recuperação da rodovia é fundamental para todo o Estado e não apenas para a região Oeste. “A BR-282 atravessa Santa Catarina e é uma das rodovias mais importantes do Estado. É por ela que escoa praticamente toda a produção do agronegócio, que representa quase um terço de nossa riqueza. As obras de melhorias na rodovia é fundamental para todo o Oeste e para a economia catarinense”.

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A liberação desse dinheiro permitirá a continuidade das obras da BR-282, entre Chapecó e São Miguel do Oeste. Os serviços estavam praticamente parados por falta de pagamento para as duas empresas do Consórcio que executam trabalhos na rodovia. Está prevista a recuperação de 160 km quilômetros. Além da revitalização da BR-282, com a recuperação do asfalto, serão construídos 33 quilômetros de terceiras faixas e ainda novos trevos de acessos aos municípios.

Conforme Marlene, para a BR-282 em 2020 deve ser garantidos R$ 32 milhões de emendas dos deputados federais Caroline De Toni (PSL), Darci de Matos (PSD), Celso Maldaner (MDB) e do senador Jorginho Mello (PL) para a sequências das obras, iniciadas em novembro de 2018. “As duas rodovias estão sem dotação e destinação prevista no orçamento de 2020. O esforço da Bancada do Oeste é para manter previsão orçamentária no Orçamento da União”, salientou.

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