Prefeitura de Xanxerê restringe circulação de idosos e menores de 14 anos

Cidade tem um possível caso de morte por Covid-19 em investigação

- Publicidade -
 

O prefeito em exercício de Xanxerê, Ivan Marques, atualizou no fim da tarde desta quarta-feira (25) informações sobre o novo decreto municipal para realizar ações de combate à Covid-19. Pessoas acima de 60 anos e menores de 14 anos não poderão circular pela cidade. A secretária de Saúde Irene Goralski, a enfermeira epidemiológica Francis Pegoraro e o procurador geral do Município, Fernando Dal Zot, também participaram da entrevista coletiva.

A prefeitura quer restringir a presença de crianças e adolescentes até 14 anos e idosos nas ruas de Xanxerê. Estes são considerados grupos de risco de contágio do novo coronavírus. Compra de alimentos e medicamentos devem ser feitos por familiares. Pessoas acima de 60 anos só poderão sair de casa para atendimento médico ou ao trabalho, caso exerçam funções em atividades consideradas essenciais. Os menores também não podem circular e ir a estabelecimentos, por exemplo, ao mercado.

Na entrevista coletiva on-line, foi informado que quem descumprir as normas poderá ser multado. Casos de negligência a idosos serão repassados ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). No caso de crianças e adolescentes, o Conselho Tutelar será acionado. Para população em geral, a circulação está restrita das 20h às 6h. Quem infringir também correrá o risco de ser multado. Há barreiras nas entradas da cidade para controlar o fluxo.

Xanxerê ficará em regime de quarentena até a próxima quarta-feira. Apenas mercados, farmácias e outros estabelecimentos essenciais estão abertos. “Que as pessoas saíam de casa somente se for necessário”, pediu o prefeito em exercício Ivan Marques. “A ideia (com o decreto) é coibir os abusos e exageros”, reforçou o procurador-geral do Município, Fernando Dal Zot.

Números

A prefeitura também divulgou os números atualizados do vírus em Xanxerê. Há uma morte sendo investigada, nenhum caso confirmado, um suspeito e quatro descartados. Quatorze pacientes com quadro gripal são monitorados.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Idosa com covid-19 precisa viajar 500 km por um leito de UTI
Número de casos passa de 46 mil em quase 4 meses de isolamento
Chapecó tem 387 casos ativos de coronavírus
Governo do Estado decreta novas medidas de isolamento social por 14 dias
71,7% dos leitos de UTIs estão ocupados em SC
Hospital de Xanxerê abre quatro novos leitos de UTI nesta terça
Xanxerê endurece restrições para combater disseminação do coronavírus
Xanxerê registra a 7ª morte por coronavírus
Chapecó chega a 3.275 casos confirmados de corornavírus
Estado confirma 43.031 casos e 497 mortes por covid-19