Projeção para a Chape operar o milagre no Brasileirão: ganhar 7 e empatar 1... em 8 rodadas

Em situação delicada na tabela, Verdão visita o Bahia nesta quarta (6)

- Publicidade -
 

Matematicamente, a Chapecoense ainda tem chance de se manter na Série A do futebol brasileiro. É possível, mas improvável. O clube do Oeste catarinense precisaria de um aproveitamento próximo de 100% nas oito rodadas restantes para evitar o rebaixamento à Série B nacional. O primeiro dos últimos oito jogos da equipe verde-branca até o fim do campeonato será nesta quarta-feira (6), às 21h30, contra o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).

O primeiro time fora do Z4 é o Cruzeiro, com 33 pontos. Esta é a mesma pontuação de Botafogo (14º) e Ceará (15º). Se o 16º colocado terminar a competição com este aproveitamento (36,66%), somará 41,8 pontos, arredondando, 42. Logo, 43 pontos seriam suficientes para escapar da degola no Brasileirão 2018. Por esta projeção, a Chape, que possui 21 pontos (23,33%), em penúltimo lugar, teria de marcar mais 22 para operar o “milagre”. Isso corresponde a sete vitórias e um empate em oito partidas – 91,66% de aproveitamento.

O Verdão não chegará aos 43 pontos em caso de derrota nesta noite. Mesmo assim, o descenso não estará sacramentado de forma matemática, pois, na pior das hipóteses, o time do técnico Marquinhos Santos terminará a rodada 15 pontos atrás do 16º, faltando 21 a serem disputados. A necessidade de pontuação também pode diminuir dependendo dos resultados dos concorrentes diretos. Então, se a equipe da Chapecoense continua sonhando na permanência na elite, o duelo desta quarta-feira é uma “final da Copa do Mundo”.

O último treino ocorreu nesta terça (5). O elenco da Chapecoense foi a campo pela manhã, no CT do Palmeiras, em São Paulo (SP). As atividades tiveram ênfase na parte tática, em situações ofensivas e defensivas. Marquinhos Santos conta com o atacante Henrique Almeida, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo e pode retornar na vaga de Dalberto, e o goleiro João Ricardo, que se recuperou de desconforto muscular e volta à titularidade na vaga de Tiepo.

Por outro lado, a comissão técnica decidiu poupar o meia Camilo, embora estivesse treinando normal. Ele não viajou com o grupo e será substituído por Vini Locatelli ou Gustavo Campanharo. Cogita-se que Marquinhos possa tirar o atacante lateral direito Eduardo e colocar o volante Amaral, recuando o atacante Renato. No Tricolor baiano – 10º com 42 pontos –, uma mudança no meio de campo: Gregore volta de suspensão, saindo João Pedro.

Com foco na melhor preparação e o descanso da equipe, a delegação verde-branca embarcou em Chapecó no início da noite de segunda (4) para a capital paulista, onde ficou concentrada, e seguiu na tarde desta terça para o Nordeste.


BAHIA x CHAPECOENSE

Bahia: Douglas; Nino Paraiba, Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Gregore, Flávio, Élber e Marco Antônio; Artur e Fernandão. Técnico: Roger Machado.

Chapecoense: João Ricardo; Renato, Douglas, Rafael Pereira e Bruno Pacheco; Amaral, Márcio Araújo, Vini Locatelli e Roberto; Henrique Almeida e Everaldo. Técnico: Marquinhos Santos.

Arbitragem: Vinícius Furlan, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa) e Daniel Luís Marques – trio de São Paulo. VAR: Marcelo Henrique de Góis (SP).

Data: 6 de novembro de 2019. Horário: 21h30. Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).

DEIXE SEU COMENTÁRIO

É outra motivação, afirma Anderson Leite sobre a volta dos treinos presenciais na Chape
Sócio da Chapecoense terá novos descontos em estabelecimentos conveniados
Volante Alan Santos sobre a volta dos treinos na Chapecoense: Muita alegria
Vini Locatelli avalia volta aos gramados: A Chape está nos dando toda a segurança
Técnico Umberto Louzer valoriza marca na Chapecoense: 100 dias é um número expressivo
Avaliações físicas marcam volta dos atletas da Chape ao CT
Dois dos 260 testes para covid-19 na Chape deram positivo. Clube volta a treinar quarta (27)
Preparador físico da Chape diz que é necessário um mês de treinos antes da volta dos jogos
Experiente zagueiro Kadu demonstra otimismo na Chapecoense
Chapecoense testa jogadores para covid-19. Resultados devem sair até o fim de semana