Projeto chapecoense está na final da Feira Brasileira de Jovens Cientistas

A Caixa de Remédios Automatizada Para Auxiliar Idosos foi desenvolvida pelas estudantes Camila Vanin e Netaly Conte, da Escola Bom Pastor

- Publicidade -
 

Ajudar idosos a tomarem seus medicamentos na hora certa e manter um relatório detalhado e enviado via sms aos familiares, relatando sobre consumo correto ou não das medicações. Este é o propósito do projeto da Caixa de Remédios Automatizada, desenvolvida pelas alunas Camila Vanin e Netaly Conte, estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Bom Pastor de Chapecó.


O projeto, que já foi finalista da a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada em dezembro de 2019, novamente é finalista de outro evento nacional. Desta vez, ele concorre ao prêmio na Feira Brasileira de Jovens Cientistas, na categoria Ciências da Saúde.


De acordo com o professor e coordenador da Oficina de Robótica da escola Bom Pastor, Carlos Rutz, as estudantes se conheceram durante o projeto e a ideia do desenvolvimento da Caixa Automatizada é derivada das atividades do grupo.

 

Escolha do vencedor


Mais de dois mil projetos de todo o Brasil participaram da feira, e a caixa desenvolvida por Camila e Netaly foi selecionado entre os 165 que foram para a final. Neste sábado (27), elas farão a apresentação dele para a banca avaliadora da feira, por meio de videoconferência. Os vencedores de cada categoria serão conhecidos já no domingo (28).

 

Como funciona a Caixa


Segundo o professor Rutz, a caixa automatizada ajuda a separar e organizar os remédios de acordo com a necessidade do idoso. Assim, problemas como erro na dosagem e ingestão incorreta serão resolvidos de forma segura e acessível a todos, e fazer com que os familiares desses idosos recebam através de mensagens de texto, a informação em tempo real se o idoso tomou o medicamento correto e na hora indicada.


“A caixa tem um despertador e separada em três nichos com o medicamento que o idoso precisa tomar em determinado horário. Caso ele não tome o medicamento no horário ou fizer a má administração deles, uma mensagem de texto será enviada na hora para o celular de um familiar cadastrado, onde ele estiver, avisando da situação”, contou o orientador.

 

Contato com especialistas


Rutz destaca que a experimentação dos estudantes com projetos científicos e de tecnologia é uma experiência que vai enriquecer a vivência dos estudantes, tanto no ambiente escolar quanto quando eles ingressarem no ensino superior. E no caso das participações em feiras e eventos nacionais, os estudantes recebem retornos e avaliações de especialistas e doutores, como ocorreu no caso da Caixa Automatizada. “Doutores e pessoas que atuam na área e estão em contato com as necessidades dos idosos dão contribuições para melhorar o projeto, até para simplificar ele e isso é muito positivo para os estudantes”, comenta.

 

4º lugar na Febrace

O projeto também foi um dos finalistas, entre os 345 de todo o Brasil na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). No início de abril houve a cerimônia online de premiação, e o grupo de Chapecó ficou em quarto lugar na avaliação técnica e em segundo, na avaliação popular. “Além de ganhar uma smartwatch mi Band do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e ganharmos o prêmio Stem & English da Embaixada Americana no Brasil: vamos ficar uma semana na USP, recebendo uma formação tecnológica, para apresentar trabalhos científicos em inglês com todas as despesas pagas”, relatou o professor Carlos Rutz.

 

Da redação

As fotos da reportagem foram tiradas antes da pandemia começar, por isso as alunas estão sem máscara.




DEIXE SEU COMENTÁRIO

Golpistas usam nome do Hospital Regional São Paulo para contatar pacientes
Mulher é encaminhada pelo Sara/Saer para o HRO em Chapecó
Prefeitura de Maravilha alerta para fraude com cheque
Golpistas estão usando nome do município de São Miguel do Oeste
Lei que suspende pagamento de parcelas do Fies é sancionada
Paciente de Palmitos é transferido com urgência para Xanxerê
Ex-secretário tem condenação confirmada por humilhar enfermeira no Oeste
Detonações de rochas estão marcadas para esta sexta-feira (10) em Maravilha
Polícia conclui investigação de roubo em farmácia de Pinhalzinho
Homem cai da moto em São Miguel do Oeste