Projeto do Ceom/Unochapecó é aprovado em edital estadual

‘Patrimônio material documental e arqueológico do Oeste’ foi selecionado no Prêmio Elisabete Anderle de Estimulo à Cultura

- Publicidade -
 

O projeto ‘Patrimônio material documental e arqueológico do Oeste catarinense: restauro e conservação do acervo Ceom/Unochapecó’ foi inscrito e aprovado, na categoria Patrimônio Cultural, no edital do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, realizado pela Fundação Catarinense de Cultura.


A preservação e recuperação dos documentos que compõem a nossa história são fundamentais para garantir que as futuras gerações tenham acesso a esse conhecimento. E isso requer um extenso e especializado trabalho de recuperação.


E foi com esse objetivo que o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom/Unochapecó), por meio da Fundeste, participou do edital: para garantir a preservação, conservação, restauração e difusão do patrimônio material documental e arqueológico do oeste catarinense que está salvaguardado no Centro.


De acordo com a coordenadora do Ceom e responsável pela proposta, professora Mirian Carbonera, a intenção do projeto é reduzir os danos nos materiais e evitar que novos sejam causados. "Espera-se minimizar deteriorações ou perdas nos documentos e, também, deter processos danosos visando maior segurança e durabilidade do estado físico desses bens. Queremos prolongar sua permanência e vida útil”.


Além da conservação do acervo, o projeto aprovado ainda prevê a produção de materiais didáticos e instrucionais, exposições, e a promoção de outras ações que exponham para a comunidade mais sobre o acervo do Ceom, da história regional e também os resultados obtidos com o projeto. Por isso, Mirian salienta que editais como este são vitais para a promoção, valorização e preservação dos bens culturais catarinenses. "De nada adianta salvaguardamos caixas e caixas de documentos e objetos se as pessoas não conhecem", finaliza.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Incêndio atinge barracão de reciclagem em Chapecó
Polícia realização mais uma Operação Saturação em Chapecó
Empresas precisam estar atentas para cumprimento de regras do Home Office
Moto com mais de R$ 22 mil em débitos é apreendida em Chapecó
Campanha de vacinação contra a gripe encerra na próxima semana
Diversas armas e munições são apreendidas pela Polícia Civil em Campo Erê
Celesc alerta para novos golpes praticados em SC
Caminhoneiro fica ferido após se envolver em acidente em Guaraciaba
Quiosque pega fogo em Tigrinhos
Ambulância e carro se envolvem em acidente no centro de Chapecó