Projeto do Ceom/Unochapecó é aprovado em edital estadual

‘Patrimônio material documental e arqueológico do Oeste’ foi selecionado no Prêmio Elisabete Anderle de Estimulo à Cultura

- Publicidade -
 

O projeto ‘Patrimônio material documental e arqueológico do Oeste catarinense: restauro e conservação do acervo Ceom/Unochapecó’ foi inscrito e aprovado, na categoria Patrimônio Cultural, no edital do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, realizado pela Fundação Catarinense de Cultura.


A preservação e recuperação dos documentos que compõem a nossa história são fundamentais para garantir que as futuras gerações tenham acesso a esse conhecimento. E isso requer um extenso e especializado trabalho de recuperação.


E foi com esse objetivo que o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom/Unochapecó), por meio da Fundeste, participou do edital: para garantir a preservação, conservação, restauração e difusão do patrimônio material documental e arqueológico do oeste catarinense que está salvaguardado no Centro.


De acordo com a coordenadora do Ceom e responsável pela proposta, professora Mirian Carbonera, a intenção do projeto é reduzir os danos nos materiais e evitar que novos sejam causados. "Espera-se minimizar deteriorações ou perdas nos documentos e, também, deter processos danosos visando maior segurança e durabilidade do estado físico desses bens. Queremos prolongar sua permanência e vida útil”.


Além da conservação do acervo, o projeto aprovado ainda prevê a produção de materiais didáticos e instrucionais, exposições, e a promoção de outras ações que exponham para a comunidade mais sobre o acervo do Ceom, da história regional e também os resultados obtidos com o projeto. Por isso, Mirian salienta que editais como este são vitais para a promoção, valorização e preservação dos bens culturais catarinenses. "De nada adianta salvaguardamos caixas e caixas de documentos e objetos se as pessoas não conhecem", finaliza.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Darlan Segalin é eleito empresário Destaque em Tecnologia em Chapecó
Educadores garantem: errar faz parte do aprendizado
10ª Feira do Livro começa dia 21 em Concórdia
Mundo SENAI apresenta oportunidades de carreiras tecnológicas na indústria
Auto defensores da Apae são eleitos em Chapecó
994 municípios brasileiros estão em situação de risco de surto de dengue, zika e chikungunya
Carro da saúde de Princesa se envolve em acidente em São José do Cedro
Batida entre dois carros deixa feridos em Coronel Freitas
Unimed realiza treinamento de atendimento em Chapecó
Arquitetas levam a biblioteca pública para a Decorare