Redução de 70% em roubos, furtos e saques de carga em SC

Comparativo é entre os anos de 2019 e 2018 em Santa Catarina, de acordo com a Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas da Polícia Civil

- Publicidade -
 

Dados divulgados pela Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas (DFRC) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) mostram que em 2019 houve uma redução de 70% nos casos de roubos, furtos ou saques de cargas em Santa Catarina, em comparação com o ano de 2018. O levantamento foi apresentado pela Polícia Civil em videoconferência na Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logísticas (Fetrancesc).


Conforme a DFRC em 2018 foram registrados 198 crimes desta natureza e no ano de 2019 foram 60 ocorrências. Das 60 ocorrências registradas em 2019, houve 11 furtos, 28 roubos e 21 saques de cargas. Já em 2018 foram 37 furtos, 11 roubos e 50 saques de cargas. Os dados mostram ainda que houve queda de 81% nos índices de roubos de cargas e de 97% nos índices de furtos de cargas entre 2015 e 2019 no estado.


Indiciamento


Em 2020, de janeiro a abril, 37 pessoas foram indiciadas; houve 17 representações de prisões temporárias; 28 representações de prisões preventivas; 33 representações de mandados de busca e apreensão; R$ 13,1 milhões em valores foram recuperados e R$ 11 milhões sequestrados em inquérito policial em trâmite na DFRC.


“A Polícia Civil cumpre o seu papel de auxiliar, proteger e apurar os crimes para que todos aqueles que são produtores tenham segurança no seu dia a dia no transporte”, analisa o presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial e delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Koerich.


“Os números são expressivos e demonstram a qualidade do policial civil catarinense no combate ao furto e aos roubos de cargas e o comprometimento da segurança pública de Santa Catarina”, completa Koerich, reconhecendo a importância da parceria com a Fetrancesc.


Em relação aos procedimentos policiais da DFRC de 2019, 104 pessoas foram indiciadas por delitos relacionados à subtração e receptação de cargas; houve 20 representações de prisões temporárias; 82 representações de prisões preventivas e 115 representações de mandados de busca e apreensão.


Em 2020, segundo a Fetrancesc, em 2020 o cenário é ainda mais otimista, já que nos quatro primeiros meses de 2020 foram 27 ocorrências registradas no estado, 53% a menos do que no mesmo período de 2019, quando foram 51 casos.


O delegado da DFRC/DEIC, Osnei Valdir de Oliveira, disse que o período de maior concentração de casos deste ano foi em março. No início da quarentena, em virtude da pandemia, houve grande concentração de ocorrências. “São quadrilhas especializadas, altamente articuladas" condição que exige muito estudo "na estruturação dos inquéritos e denúncias”.

 

Mais segurança


O presidente da federação, Ari Rabaiolli, comemora os resultados positivos que, para ele, são reflexo das ações conjuntas das forças de segurança de todos os Estados do Brasil, particularmente no combate ao roubo de cargas. “Se há roubo de cargas é porque há o receptador e não basta apenas combater o criminoso. É preciso controlar o receptador", diz.


Já o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística deChapecó, (Sitran), Deneraci Perin, destaca que isso se traduz em "em segurança às empresas do setor de Transporte Rodoviário de Cargas e amparo à vida dos motoristas". Perin destacou que a acentuada queda na quantidade de ocorrências é graças a criação da delegacia especializada e o eficiente trabalho de delegados e investigadores.

 

Viatura é doada pela Fetrancesc


Nesta segunda-feira, a Fetrancesc fez a doação de mais uma viatura à Polícia Civil, que será utilizada pela delegacia especializada da Deic. Esse é o terceiro veículo doado pela entidade à Polícia Civil. Para o delegado Osnei Valdir de Oliveira, titular da DFRC, a queda dos números representa a união de esforços, a parceria com o setor privado, a troca de informações e as condições de suporte à equipe, além do entrosamento entre os policiais.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Homem é preso após agredir irmã com faca em Chapecó
Justiça condena dois empresários e ex-prefeito na 2ª fase da Operação Patrola
Morre uma das vítimas de grave acidente em Xaxim
Polícia Civil realiza operação para cumprir mandados de busca e apreensão em Chapecó
Grupo investigado por contrabando de camarões e vinhos é alvo de operação da Polícia Federal
Loja de celulares é suspeita de estelionato em Chapecó
Ladrões invadem loja e trancam casal dentro de banheiro em Chapecó
Motorista com vinho contrabandeado bate em viatura e foge em Dionísio Cerqueira
PRF flagra motorista ultrapassando em local proibido em Xanxerê
Adolescente é apreendido por posse irregular de arma de fogo em Chapecó