Sancionada lei que reduz juros para pequenos negócios

Mercado brasileiro de crédito passa a contar com uma nova e mais barata opção de financiamento

- Publicidade -
 

O mercado brasileiro de crédito passa a contar com uma nova opção e mais barata de financiamento para micro e pequenos negócios. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) sancionou a lei do senador Jorginho Mello (PR) que cria a Empresa Simples de Crédito (ESC). De acordo com ele, com a sanção da lei será ampliado o acesso ao crédito e a oferta de financiamento nas localidades em que as grandes instituições bancárias não atuam.

O senador diz que 14% dos pequenos negócios entrevistados procuraram novos empréstimos em 2018 e apenas 9% dos solicitantes tiveram os valores liberados. “Hoje o acesso ao crédito é muito pequeno, e as ESCs poderão substituir os grandes bancos nacionais ou agentes de agiotagem”, afirma o parlamentar. De acordo com levantamento do Sebrae Nacional, 30% das MPEs não têm qualquer relação com bancos como pessoa jurídica.

Últimas notícias

Esse percentual sobe para 55% entre o Microempreendedores Individuais (MEIs). Outro levantamento realizado pela instituição também comprova a necessidade de facilitar o acesso ao crédito. Para 51% dos MPEs e MEIs, a redução dos juros seria a principal medida para facilitar a tomada de empréstimos, enquanto que, para 17%, a diminuição da burocracia seria outra maneira de aproximar o segmento dos bancos.

O funcionamento

A Empresa Simples de Crédito tem limite de faturamento de R$ 4,8 milhões por ano e pode só poderá emprestar dinheiro com capital próprio, sem captar recursos de terceiros, e atuando em apenas um município. As ESCs podem ter rendimento apenas com os juros, sendo vedada a cobrança de qualquer multa, taxa ou tarifa.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Cadastro imobiliário será revisto em Chapecó
Revisão do eleitorado termina em 11 cidades do estado na próxima sexta (30)
Obras de Mobilidade Urbana são confirmadas em Chapecó
Bolsonaro diz que imprensa regional é importante para a Nação
Governador recua e defensivos agrícolas permanecem sem impostos até o fim do ano
Pedro Uczai defende recomposição de R$ 56 milhões para Santa Catarina
Praça da Família estará concluída até o fim de 2020
Representantes da mídia regional do Sul do país são recebidos por Jair Bolsonaro
PSL avaliará postagens de deputados contra governador
Câmara de Vereadores de Chapecó lança concurso público