SC lança edital para contratação de 600 agentes penitenciários

Inscrições começam na segunda-feira (14) e vão até 13 de novembro. Prova será realizada no dia 1º de dezembro

- Publicidade -
 

Foi lançado o edital para o concurso público para contratar 600 novos agentes prisionais para atuar em Santa Catarina. O período para inscrições começa na segunda-feira, 14 de outubro, e segue até o dia 13 de novembro. O lançamento foi nesta quarta-feira (9), divulgado pela Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP).


A primeira etapa da prova será realizada no dia 1º de dezembro nos municípios de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Grande Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages. E o valor da inscrição é de R$ 150.


O governador de SC, Carlos Moisés, destacou que o concurso reforça o compromisso em melhorar a segurança pública do estado. “Criando vagas para agentes, melhoramos as condições do sistema prisional. Além deste concurso, reforçamos efetivos do IGP e vamos convocar também policiais civis e soldados dos Bombeiros Militares. Tudo contribui para reduzirmos ainda mais os índices de criminalidade”.


De acordo com o secretário da Administração Prisional, Leandro Lima, o concurso público atende a uma necessidade antiga da pasta e do sistema. “Essa medida nos permite abrir novas vagas no sistema prisional, colocar em operação as unidades já existentes e que ainda se encontram inativas por falta de pessoal otimizando outras vagas no sistema prisional e dando mais segurança para a sociedade catarinense”, destacou o secretário.

 

Vagas

 

Conforme o edital, das 600 vagas, 442 são para agentes do sexo masculino e outras 113 para agentes femininas, ainda há previsão de vagas para Pessoas com deficiência (PCD).


Entre as exigências para participação no concurso estão: candidato com no mínimo 18 anos de idade; estar quite com as obrigações eleitorais e militares, não ter registro de sentença penal condenatória transitado em julgado; em gozo dos direitos políticos; conduta social ilibada; ter a capacidade física plena e aptidão psicológica compatível; possuir CNH categoria B sem restrições e ter diploma de formação em Curso de Ensino Superior reconhecido pelo MEC.

 

Salário


O salário bruto para o agente penitenciário é de R$ 3.993,82 (somados vencimentos, gratificação fixa e auxílio alimentação) e a jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

 

Fases do concurso


Além da prova objetiva, que será realizada no dia 1º de dezembro, outras cinco fases compõe o processo seletivo: teste de aptidão física, psicotécnico, toxicológico, etapas de investigação social e o Curso de Formação Profissional.

 

Edital


Mais informações sobre o concurso e o edital completo pode ser acessado clicando aqui

 

 

Mais efetivo para a segurança pública

 

Nesta semana foram empossados 96 profissionais do Instituto Geral de Perícias (IGP), sendo 94 peritos e dois papiloscopistas. O governador Carlos Moisés também já assinou a chamada de 50 agentes e 50 escrivães para a Polícia Civil, que se somam aos 34 novos delegados já empossados. Em novembro, está prevista a convocação de 150 soldados do Corpo de Bombeiros Militar, que ainda terá mais 142 chamados em março de 2020.


A Polícia Militar já tem o aval do governador para chamar 35 oficiais e 500 soldados após os concursos que estão em andamento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Projeto do Ceom/Unochapecó é aprovado em edital estadual
Motorista sai de pista e bate em poste em Palmitos
MPSC requer interdição imediata de escola pública e ginásio de Seara
Acidente deixa duas pessoas feridas em Maravilha
Duas pessoas ficam feridas em acidente em Itapiranga
Motociclista fica ferido em saída de pista em Ipumirim
Motorista fica ferido em acidente com caminhão em Ponte Serrada
Igreja do interior de São Carlos é revitalizada
Homem que matou madrasta é condenado a 20 anos de prisão
Novo hospital da Unimed é inaugurado oficialmente em Chapecó