2ª etapa da campanha de vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira (18)

Nesta fase, dia D será no dia 30 de novembro. Doses estão disponíveis em todos os CSFs de Chapecó

- Publicidade -
 

A partir desta segunda-feira, dia 18 de novembro, começa a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que seguirá até o dia 30. Nesta fase, será realizada a vacinação de adultos jovens (entre 20 e 29 anos) não vacinados.


O dia D de mobilização nacional está marcado para o dia 30. Serão vacinados aqueles que não possuem comprovação vacinal para o sarampo conforme faixa etária: Crianças de 6 a 11 meses devem ter a dose “zero” contra o sarampo. De 12 a 14 meses devem ter a primeira dose da vacina e a partir dos 15 meses até 29 anos devem ter 2 doses de vacina contra o sarampo.


Em Chapecó, os 26 Centros de Saúde da Família têm vacina disponível para atender a população. No momento da vacinação, é importante ter em mãos a caderneta de vacina, pois será analisada e verificado se há necessidade de aplicação de doses de outras vacinas.

 

Horário de atendimento


Os postos de saúde atendem das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h.  No dia D de Vacinação (30 de novembro), o horário de funcionamento dos postos de saúde será das 08 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia.

 

Dados de Chapecó


A primeira etapa da campanha de vacinação contra o sarampo ocorreu do dia 07 a 25 de outubro de 2019, e priorizou a vacinação das crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.


Durante este período, várias ações foram realizadas para atingir a meta da vacinação, como a aplicação de doses em escolas, e a divulgação de informações sobre a importância da imunização contra a doença. Bem como a busca ativa dos bebês na faixa etária de 6 a 11 meses.


De janeiro a outubro de 2019, no município de Chapecó foram aplicadas 3.049 primeiras doses da vacina tríplice viral em crianças com um ano. A cobertura acumulada ficou em 104%, enquanto a cobertura para os bebês de 6 a 11 meses ficou em 102%, com 1.797 doses aplicadas.


Para estes, a vacinação iniciou-se em agosto, de acordo com nova determinação do Ministério da Saúde, como forma de prevenir o sarampo diante dos surtos no país. A vacinação contra o sarampo continua sendo realizada durante todo o ano, de acordo com o calendário vacinal, bem como a vigilância das coberturas vacinais.

 

O sarampo


O sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus que pode evoluir para complicações e óbito. O sarampo é extremamente contagioso, podendo se espalhar facilmente pelo ar e permanecendo no ambiente por até duas horas. A transmissão ocorre através da respiração, tosse ou espirros. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca tenham sido expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado.

 

Sintomas:

• Febre Alta

• Tosse

• Coriza

• Olhos avermelhados

• Manchas vermelhas

 

A vacina é a única maneira de evitar o sarampo. Crianças de 6 meses à adultos até 49 anos devem ter doses contra o sarampo no seguinte esquema:

• Crianças na faixa etária de 6 a 11 meses devem receber a dose “Zero” contra o sarampo.

• Crianças a partir dos 12 meses devem receber a primeira dose e aos 15 meses a segunda dose.

• Pessoas com até 29 anos, devem ter duas doses da vacina contra o sarampo, e dos 30 a 49 anos, é necessário ter pelo menos uma dose da vacina.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Você sabia que alergia tem tudo a ver com a qualidade do sono?
Em tempos de pandemia, atenção para evitar doenças da visão
Dia da pizza: saiba como deixar sua receita mais saudável
Farmacêutica dá dicas para melhorar a imunidade
Como mediar conflitos em casa durante o período de isolamento social
Crianças deprimidas por causa da pandemia: como ajudar?
Relações digitais: como humanizar os contatos em tempos de isolamento
Atividade física melhora condicionamento cardiorrespiratório e auxilia pessoas com asma
Coronavírus x obesidade: 7 a cada 10 brasileiros estão acima do peso
5 passos para a higienização correta de frutas, verduras e legumes