2ª etapa da campanha de vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira (18)

Nesta fase, dia D será no dia 30 de novembro. Doses estão disponíveis em todos os CSFs de Chapecó

- Publicidade -
 

A partir desta segunda-feira, dia 18 de novembro, começa a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que seguirá até o dia 30. Nesta fase, será realizada a vacinação de adultos jovens (entre 20 e 29 anos) não vacinados.


O dia D de mobilização nacional está marcado para o dia 30. Serão vacinados aqueles que não possuem comprovação vacinal para o sarampo conforme faixa etária: Crianças de 6 a 11 meses devem ter a dose “zero” contra o sarampo. De 12 a 14 meses devem ter a primeira dose da vacina e a partir dos 15 meses até 29 anos devem ter 2 doses de vacina contra o sarampo.


Em Chapecó, os 26 Centros de Saúde da Família têm vacina disponível para atender a população. No momento da vacinação, é importante ter em mãos a caderneta de vacina, pois será analisada e verificado se há necessidade de aplicação de doses de outras vacinas.

 

Horário de atendimento


Os postos de saúde atendem das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h.  No dia D de Vacinação (30 de novembro), o horário de funcionamento dos postos de saúde será das 08 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia.

 

Dados de Chapecó


A primeira etapa da campanha de vacinação contra o sarampo ocorreu do dia 07 a 25 de outubro de 2019, e priorizou a vacinação das crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.


Durante este período, várias ações foram realizadas para atingir a meta da vacinação, como a aplicação de doses em escolas, e a divulgação de informações sobre a importância da imunização contra a doença. Bem como a busca ativa dos bebês na faixa etária de 6 a 11 meses.


De janeiro a outubro de 2019, no município de Chapecó foram aplicadas 3.049 primeiras doses da vacina tríplice viral em crianças com um ano. A cobertura acumulada ficou em 104%, enquanto a cobertura para os bebês de 6 a 11 meses ficou em 102%, com 1.797 doses aplicadas.


Para estes, a vacinação iniciou-se em agosto, de acordo com nova determinação do Ministério da Saúde, como forma de prevenir o sarampo diante dos surtos no país. A vacinação contra o sarampo continua sendo realizada durante todo o ano, de acordo com o calendário vacinal, bem como a vigilância das coberturas vacinais.

 

O sarampo


O sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus que pode evoluir para complicações e óbito. O sarampo é extremamente contagioso, podendo se espalhar facilmente pelo ar e permanecendo no ambiente por até duas horas. A transmissão ocorre através da respiração, tosse ou espirros. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca tenham sido expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado.

 

Sintomas:

• Febre Alta

• Tosse

• Coriza

• Olhos avermelhados

• Manchas vermelhas

 

A vacina é a única maneira de evitar o sarampo. Crianças de 6 meses à adultos até 49 anos devem ter doses contra o sarampo no seguinte esquema:

• Crianças na faixa etária de 6 a 11 meses devem receber a dose “Zero” contra o sarampo.

• Crianças a partir dos 12 meses devem receber a primeira dose e aos 15 meses a segunda dose.

• Pessoas com até 29 anos, devem ter duas doses da vacina contra o sarampo, e dos 30 a 49 anos, é necessário ter pelo menos uma dose da vacina.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Uso inadequado de antibióticos aumenta resistência de bactérias
Hospital alerta para cuidados com mães de prematuros
Sete em cada dez brasileiros acreditam em fake news sobre vacinas
Taxa de rejeição familiar para doação de órgãos é de 25% em SC
2ª etapa da campanha de vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira (18)
Dia Mundial do Veganismo: conheça essa filosofia de vida
Ingressos esgotados para a palestra de Dráuzio Varella em Chapecó
Lavar as mãos pode prevenir doenças
Sábado será Dia D de vacinação contra o sarampo
Dia do Atletismo: 6 dicas para iniciantes na corrida