Senar inicia aulas virtuais no meio rural em Santa Catarina

Alunos do curso Técnico em Agronegócio mantêm estudos pelos aplicativos Microsoft Teans e WhatsApp

- Publicidade -
 

A rede de formação técnica e-Tec do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), iniciou neste mês aulas 100% online para as turmas do curso Técnico em Agronegócio nos 12 polos de ensino no Estado. A opção pelo formato totalmente digital é uma alternativa momentânea para manter o andamento das aulas durante a pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a coordenadora do curso do Senar/SC, Katia Zanela, os 387 alunos das 12 turmas estão recebendo conteúdo digital, acessando vídeoaulas e contando com apoio técnico dos tutores pelos aplicativos Microsoft Teans e WhatsApp. O curso de dois anos, que segue modalidade à distância, já prevê 80% das aulas online e 20% presencial, e ampliou o ensino virtual neste período de quarentena no Estado.  

“Os alunos estão tendo aulas online em todas as disciplinas. Além da parte que já cumprem no ambiente virtual de aprendizagem, também estão tendo assistência remota pelos tutores, algo que até então era somente presencial. Para quem não consegue acompanhar ao vivo, as aulas também ficam gravadas. É uma iniciativa encontrada pelo Senar no Estado para não prejudicar a aprendizagem no período”, explica Kátia. 

A secretária do polo de Fraiburgo, Gisele Luize Kramer, afirma que a medida agradou instrutores e alunos no meio oeste. “É prudente esse reforço para que os alunos não sejam prejudicados pela pandemia. A aceitação foi excelente, todos gostaram muito da didática usada, da interação com os professores e do material usado. Ficaram entusiasmados”, conta. 

Larissa Mazzola faz parte da turma de 30 alunos do polo no município e diz que a metodologia de ensino está sendo fundamental e diferenciada na aprendizagem. Ela trabalha durante o dia e estuda à noite, utilizando os dois aplicativos. “As aulas online são extremamente necessárias neste momento para esclarecer o conteúdo do curso e para que se possa dar continuidade a ele. É um momento de muitas adaptações para alunos e professores e estamos aprendendo juntos”.

Em Seara, no oeste, o novo formato também foi bem aceito. “Os alunos ainda estão se adaptando à plataforma, mas acharam muito válida. Os professores estão sendo bem prestativos, orientando os alunos e se colocando à disposição para usar a ferramenta como um auxílio na educação”, destaca a secretária do polo, Edisséia Sordi. 

SOBRE O CURSO

O curso Técnico em Agronegócio do Senar/SC qualifica produtores rurais para atuarem na administração das propriedades. São dois anos de aulas presenciais e à distância, 1.230 horas de aprendizagem sobre economia rural, marketing, gestão, empreendedorismo, finanças e responsabilidade social e ambiental no agronegócio.

De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, a disponibilidade de aulas 100% online atende o objetivo da rede e-Tec de levar qualificação profissional ao campo. “Este é um curso que já conta com a maior parte das aulas virtuais e que tem conseguido levar tecnologia, inovação, aprendizagem e profissionalização aos produtores rurais catarinenses. Temos muito orgulho de dizer que já formamos mais de 550 técnicos em agronegócio em todo o Estado desde 2015”, ressalta.

Para o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, a manutenção das aulas neste período de quarentena é essencial para a formação profissional rural. Ele destaca que o curso fortalece os produtores e aumenta a competitividade no campo. 

“Há alguns anos tomamos a iniciativa de trazer esse curso para Santa Catarina, em 12 polos espalhados estrategicamente em diversas regiões do Estado, para possibilitar maior qualificação e aperfeiçoamento dos nossos produtores e trabalhadores rurais. Essa capacitação está fazendo a diferença na vida das famílias e transformando as propriedades”, sublinha Pedrozo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Dia dos Namorados: Lojistas se mostram otimistas
Exportações de carne suína superam 100 mil toneladas em maio e batem recorde
Número de novas empresas cresce 9,8% em SC
Arrecadação com combustíveis cai 35% em SC
Sebrae e Facebook fecham parceria para capacitar empreendedores de todo o Brasil
Ferramenta auxilia empresários a encontrar devedores em São Lourenço do Oeste
Sicoob promove doações em mais de 460 cidades
Mega-sena pode pagar R$ 45 milhões nesta quarta
Chapecó aparece como 5ª cidade do país na geração de empregos, segundo Caged
778 mil catarinenses já entregaram a declaração do Imposto de Renda