Temperaturas vão despencar a partir de quarta-feira (1)

A terça-feira (30) deve ser marcada por temporais e o avanço de uma massa de ar polar derruba as temperaturas entre a noite de terça e madrugada da quarta. Alerta para os ventos fortes, podendo chegar a rajadas de 80 a 100km/h no Oeste

- Publicidade -
 

Os dias de temperaturas amenas estão no fim e o inverno começa a mostrar a que veio nesta semana. A partir da quarta-feira (1º) o avanço de uma intensa massa de ar polar deve derrubar as temperaturas em Santa Catarina.


O meteorologista Piter Scheuer, comenta que já na terça-feira (30), a chegada de uma frente fria associada a um ciclone extratropical provoca temporais isolados com ventania acentuada no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul no decorrer do dia.

 

Ciclone provoca rajadas de vento


Scheuer alerta ainda que para a terça, este ciclone pode provocar rajadas de vento a partir de 80km/h, podendo chegar aos 100km/h no Oeste. “É o chamado vento minuano, o vento gelado, especialmente na tarde e noite desta terça”, comentou.


O meteorologista detalha ainda que há a formação ciclone extratropical no Oeste. “Ele vai ter um gradiente de pressão muito grande de temperatura entre massa de ar frio e massa de ar quente e isso vai propiciar a ocorrência de ventos fortes. Vamos ter um ia muito variável, alternando sol, intercalando com nuvens e pancadas com trovoadas, principalmente durante a tarde e noite”, disse.

 


Frente fria avança sobre o Sul do país nesta segunda-feira (29). Imagens: Piter Scheuer


Queda brusca na temperatura


Já na noite da terça-feira (30) a temperatura começa a cair em todo estado e, segundo Scheuer, a partir da quarta-feira (1) as máximas devem ficar entre os 8º a 10ºC. As temperaturas mínimas podem ser registradas inclusive durante o dia, com mínimas variando entre 4ºC e 5ºC.


O tempo segue nublado e também na quarta há chance de rajadas de vento mais fortes e possibilidade de chuva fraca no Oeste e Sul. Com a chegada da massa de ar polar, há pequena chance de chuva congelada e/ou neve em áreas altas do Planalto Sul.

 

Sol volta, mas temperatura despenca


O sol volta a predominar na quinta-feira (2) em todas as regiões, mas a temperatura segue baixa devido a massa de ar frio de origem polar, cenário semelhante ao da sexta-feira (3).

 

Sábado mínima pode chegar a 0ºC

O tempo começa a limpar na sexta, mas o frio permanece intenso, inclusive com a chance de registro de geada em Chapecó. Já no sábado (4), a temperatura mínima deve chegar a 0ºC

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Golpistas usam nome do Hospital Regional São Paulo para contatar pacientes
Mulher é encaminhada pelo Sara/Saer para o HRO em Chapecó
Prefeitura de Maravilha alerta para fraude com cheque
Golpistas estão usando nome do município de São Miguel do Oeste
Lei que suspende pagamento de parcelas do Fies é sancionada
Paciente de Palmitos é transferido com urgência para Xanxerê
Ex-secretário tem condenação confirmada por humilhar enfermeira no Oeste
Detonações de rochas estão marcadas para esta sexta-feira (10) em Maravilha
Polícia conclui investigação de roubo em farmácia de Pinhalzinho
Homem cai da moto em São Miguel do Oeste