Tragédia da Chape: Senado irá convocar autoridades da Bolívia e da Colômbia para audiência

Conmebol também será chamada para prestar esclarecimentos

- Publicidade -
 

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) vai procurar o Itamaraty, o Ministério Público Federal (MPF) e a Advocacia-Geral da União (AGU) para intermediar contatos com autoridades ligadas à aviação civil da Colômbia e da Bolívia. O objetivo é contribuir para o esclarecimento das causas e responsabilizações da tragédia aérea da Chapecoense em 2016.

O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo presidente da CRE, Nelsinho Trad (PSD-MS), ao final de uma audiência pública com a Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo da Chapecoense (Afav-C). A associação reclama que tem sido tratada com total negligência pelas autoridades desses países.

O voo da empresa boliviana Lamia, que transportava a delegação da Chapecoense, além de jornalistas e convidados, para a final da Copa Sul-Americana, caiu no dia 29 de novembro próximo ao aeroporto de Rionegro, na Colômbia. A tragédia resultou na morte de 71 pessoas e apenas 6 sobreviventes. No dia seguinte, seria jogada a primeira partida da decisão contra o Atlético Nacional.

Nelsinho disse que uma segunda audiência ocorrerá em agosto, contando com as autoridades governamentais, a partir de sugestão do senador Esperidião Amin (PP-SC). A audiência de terça teve a participação do vice jurídico do Verdão, Cesair Bartolamei, que entende que os familiares das vítimas só terão os direitos respeitados se o governo brasileiro mediar o diálogo com as autoridades de Colômbia e Bolívia. Segundo ele, a Chape tem cumprido as obrigações financeiras com os familiares.

Advogado da AFAV-C, Marcel Camilo disse que, até hoje, nem mesmo o seguro obrigatório dos passageiros foi honrado pelas autoridades da Colômbia e da Bolívia. Ele contou que algumas das famílias têm fechado acordos com a Aon (corretora de seguros), recebendo indenizações de um "fundo humanitário" criado pela seguradora em troca do fim dos processos judiciais. A iniciativa foi chamada por ele de "esmola" e um "cala-boca".

O senador Nelsinho Trad disse que a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) também será chamada para a audiência de agosto. Isso porque a Afav-C investiga informação de que a Lamia seria, ainda que não oficialmente, uma das companhias de aviação indicadas para o transporte de equipes pelo continente.

FONTE: Senado Federal

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Chape busca reforços para o ataque e acerta devolução de Marcos Vinícius ao Botafogo
Chapecoense não é mais a mesma na Arena Condá
Zagueiro Maurício Ramos entra no BID e está liberado para estrear pela Chape
Chapecoense leva gol no fim e perde na Arena Condá
Chape perde para o Palmeiras no Brasileiro A2
Chegadas e saídas! Confira o que mudou nas equipes no recesso do Brasileirão
Chapecoense tenta resgatar força da Arena Condá na retomada do Brasileirão
Em duas frentes! Sub-20 da Chape encara o Grêmio em Concórdia e o Brusque no Vale
Chapecoense começa a decidir contra o Palmeiras vaga à elite do futebol feminino do Brasil
Trunfo para a retomada! Artilheiro da Chapecoense, Everaldo lidera estatísticas no Brasileirão