Unochapecó premia o melhor hambúrguer criado por estudantes

Equipe composta por estudantes de Gastronomia e Engenharia Química da Unochapecó, conquistou o 1º lugar na competição

- Publicidade -
 

Pão de brioche com parmesão, hambúrguer de fraldinha, alface americana, rúcula, molho barbecue artesanal e bacon crocante. Com esses ingredientes, na noite da última quinta-feira (7), a equipe 'Neo Burger', composta por estudantes de Gastronomia e Engenharia Química da Unochapecó, conquistou o 1º lugar na competição interna da Universidade, que faz parte do Festival We Love Burger. 

>> Últimas notícias <<

Os vencedores, além da premiação com vários itens do evento, terão a oportunidade de participar como jurados do circuito externo, o que para um dos integrantes da equipe, já um passo muito importante para a realização de um sonho.

"Toda a competição foi muito emocionante. Quando entramos na cozinha, tínhamos duas receitas em mente. Testamos as duas e conseguimos mesclar elas em um hambúrguer que agradasse os jurados.", relata o estudante do 4º período de gastronomia, Bruno Guinzelli. Fazem parte da equipe vencedora, também, os estudantes Leandro Tasca e Maiqueli Gregianin, de Gastronomia, e Lucas Jean Biazus, de Engenharia Química.

Ao todo, participaram 14 equipes dos cursos de Gastronomia, Engenharia de Alimentos e Química. Como regra, as equipes deveriam ter integrantes de, no mínimo, dois dos cursos envolvidos, e desenvolver uma receita com pelo menos um item inédito. E inovação não faltou nos pratos apresentados. 

A equipe 'Siri Cascudo' ficou em segundo lugar com um pão de broa de milho com base de polenta, em terceiro lugar ficou a equipe 'Burger Girls', com uma maionese de hortelã, e a equipe 'One Burger' ganhou destaque como 'equipe ousadia' pela criação de um hambúrguer com chocolate e morango.

De acordo com a coordenadora de Engenharia de Alimentos, professora Micheli Zanetti, a avaliação da competição é muito positiva e superou as expectativas. "A ideia inicial era juntar os cursos, colocar os estudantes para trabalhar juntos, fomentar o trabalho em equipe, gerenciar conflitos, trabalhar um pouco do que a gente não vê nas aulas, e claro, usar o conhecimento dos três cursos para trazer algo inovador. Fomos surpreendidos, pois de fato, todos os grupos trouxeram algo diferente para nós", relata.

Experiência além da cozinha

Micheli conta, ainda, que a motivação dos grupos durante a preparação para o grande dia, foi algo que ultrapassou as barreiras da Universidade e motivou muito os envolvidos. "Na elaboração dos pratos, os estudantes estavam muito animados. Tiveram várias tentativas e erros. No começo eles chegaram mais ousados, e quando começaram a montar os pratos viram que algumas combinações não davam certo. 

Os cursos deram todo o suporte, cada grupo tinha R$ 100 para elaborar seus pratos, os laboratórios estavam sempre cheios e mesmo nos fins de semana a gente via publicações deles preparando os pratos e se desafiando para trazer coisas novas", completa.

Uma das juradas que avaliou as criações das equipes foi a ex-participante do reality de culinária MasterChef, Ana Luisa Teixeira. Segundo ela, foi possível perceber o quanto os acadêmicos se dedicaram para desenvolver as receitas. 

"Os erros que julgamos foram mínimos perto do resultado que eles alcançaram. As colocações foram bem justas e amei todas as criações. Eu acho essa iniciativa muito importante, pois acaba que, na maioria das vezes, são replicadas receitas clássicas e a gente pouco usa a mente para criar coisas novas. Então, esse tipo de projeto aguça a criatividade deles e surpreende quem prova".

We Love Burger

O que aconteceu na Unochapecó serviu como aquecimento para o We Love Burger, que inicia nesta sexta-feira (8) e segue até o dia 23 de novembro. O evento reúne 11 restaurantes de Chapecó, que irão apresentar burgers inéditos, criados especialmente para o circuito. 

Ao longo dos 16 dias, todos terão a oportunidade de saborear as novas criações nos estabelecimentos e, ao fim, os melhores serão premiados. Todos os burgers do Festival têm preço promocional de R$ 25, uma ótima oportunidade para saborear as criações chapecoenses.


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Arquitetas levam a biblioteca pública para a Decorare
Menina que sonha em ser PRF é surpreendida por policiais em Nova Erechim
Bombeiro ajuda salvar vida de recém-nascido por telefone em Concórdia
Eu tenho segurança na hora de pegar carona com aplicativo?
Matrículas para escolas de Descanso vão até esta segunda-feira (18)
Réu que matou por ciúmes é condenado a 16 anos de prisão em Chapecó
Incêndio destrói casa em Xanxerê
Idoso fica ferido após trator tombar em São Lourenço do Oeste
Caminhão tomba e interdita SC-161 em Palma Sola
Dislexia dificulta identificação de palavras