Luzes de Natal serão acesas nesta sexta-feira em Chapecó

Lançamento da programação de Natal acontece dia 29 de novembro

- Publicidade -
 

Comércio aberto até mais tarde, todo tipo de carrinho de lanches na rua, os brinquedos coloridos e brilhantes voando pelo céu, foto da família na praça e a criançada alvoroçada. Senhoras e senhores: é Natal em Chapecó! 

>> Últimas notícias <<

Não tem como não perceber a movimentação pela Praça Coronel Bertaso e Avenida Getúlio Vargas no que se refere a decoração natalina, pois, o trabalho está a todo vapor! Muitas mãos trabalham para tudo ficar pronto até esta sexta-feira (29) quando ocorre a cerimônia de abertura, às 20h, e as luzes natalinas serão acesas.

Com aproximadamente 100 mil micro lâmpadas, a decoração maior ficará na Praça Central Coronel Bertaso, mas, a Secretaria de Cultura também já acertou para colocar a decoração pela Avenida Getúlio Vargas, entre as Ruas Sete de Setembro e Uruguai. Este ano, a iluminação da avenida, será apresentada de forma tradicional, sendo uma releitura dos natais dos anos 90, quando a instalação ao longo da Getúlio Vargas lembrava um túnel. 

“Estávamos fazendo os últimos acertos com a Celesc. Serão colocados os pinheiros e acessórios nos super postes e tudo está certo e caminhando dentro do cronograma. Assim como ano passado, estamos fazendo o reaproveitamento de material. Nossa equipe que trabalha no barracão do Papai Noel é muito competente. Durante o ano foram recuperado muitos materiais. Este ano eu ouso em dizer que será a mais linda de todas que tivemos”, adiantou o Secretário de Cultura de Chapecó, Nemésio Carlos da Silva.

A abertura oficial ocorre em uma sexta-feira (29) e a partir de então contará com o apoio de inúmeras apresentações culturais com a sequência das atividades no sábado e domingo (30 e 31). E de 2 ao dia 21 de dezembro, todas as noites, acontecerão apresentações culturais. “Teremos uma ênfase mais espiritual no primeiro dia, um momento mais de reflexão, mostrando a essência do Natal como uma festa cristã. A ideia é que as famílias e comunidade possam interagir, fazer fotos e se integrar”, conta.

Além disso, toda a parte elétrica da praça foi substituída, segundo o secretário o objetivo é o de economizar, já que os refletores tinham um gasto excessivo de luz. “A luz branca foi substituída por luz de led e colorida. A ideia inclusive e fazer que essa iluminação seja destinada a campanhas como Outubro Rosa, Novembro Azul, Maio Amarelo” contou o secretário.

Novidades

Este ano diversos temas serão abordados na decoração e um deles é o “Lixo Zero”, campanha da prefeitura. Além disso, fazem parte da decoração, duas casas de madeira e acrílico feitas na penitenciária de Chapecó, reproduzindo a casa de brinquedos do Papai Noel. “Este ano a gente mudou o fluxo dentro da praça. A entrada será pela frente da catedral, com exceção da lateral da avenida, o restante será fechado, até mesmo a escada, que é onde ficará o palco”, contou Nemésio.

Cronograma de apresentações

Para abrir a programação deste ano, na Praça Central será palco de apresentações artísticas (música e dança), luzes, vídeos com imagens e falas de líderes religiosos, onde as linguagens conversam e traduzem o amor, alegria e paz. Além disso, acendimento das Luzes e Abertura da Visitação à Decoração Natalina da Praça Coronel Ernesto Bertaso.

Apresentações 29/11

Na sexta (29) haverá apresentações de músicas, danças, luzes e vídeos. Já no sábado (30), a partir das 14h, está programada distribuição de algodão doce, pipoca, balões e pintura facial, também com brinquedos infláveis, biblioteca na praça, apresentações artísticas, orquestra entre outras atividades. 

Horário do comércio

Reconhecendo a lei municipal de 1993, que estabelece horário livre para o comércio em Chapecó, a Câmera dos Dirigentes Lojistas (CDL) orientou seus associados para o atendimento especial aos seus clientes no período pré e pós Natal 2019. Confira:

Dezembro 

Domingo (1) 
Horário opcional

Segunda a sexta-feira (2 a 6) 
Até às 20h

Sábado (7) “Dia D” 
Até às 18h

Domingo (8) 
Das 16h às 20h

Segunda e sábado (9 a 14) 
Até às 20h

Domingo (15) 
Das 16h às 21h

Segunda a domingo (16 e 22) 
Até às 21h

Segunda-feira (23) 
Até às 22h

Terça-feira (24) 
Até às 17h

Quinta-feira (26) 
Após às 13h

Terça-feira (31) 
Até às 16h

Quarta-feira (02/01/2019) 
Após às 13h


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Prefeitura de Blumenau cancela Oktoberfest 2020
Chris Flores comandará “Desejos de Mãe” o novo programa do SCC/SBT
Nasa e ESA divulgam imagens do Sol obtidas pela Solar Orbiter
Unochapecó lança podcast de entrevistas
Enem e vestibular: o que não fazer na hora da redação
Cinco passos para a higienização correta de frutas, verduras e legumes
Saiba o que entra na Netflix em julho
Como descobrir mentiras por trás das máscaras
Usuários relatam bug no whatsapp que deixa todo mundo “off-line”
BRF moderniza processos no campo com aplicativo para integrados