Luzes de Natal serão acesas nesta sexta-feira em Chapecó

Lançamento da programação de Natal acontece dia 29 de novembro

- Publicidade -
 

Comércio aberto até mais tarde, todo tipo de carrinho de lanches na rua, os brinquedos coloridos e brilhantes voando pelo céu, foto da família na praça e a criançada alvoroçada. Senhoras e senhores: é Natal em Chapecó! 

>> Últimas notícias <<

Não tem como não perceber a movimentação pela Praça Coronel Bertaso e Avenida Getúlio Vargas no que se refere a decoração natalina, pois, o trabalho está a todo vapor! Muitas mãos trabalham para tudo ficar pronto até esta sexta-feira (29) quando ocorre a cerimônia de abertura, às 20h, e as luzes natalinas serão acesas.

Com aproximadamente 100 mil micro lâmpadas, a decoração maior ficará na Praça Central Coronel Bertaso, mas, a Secretaria de Cultura também já acertou para colocar a decoração pela Avenida Getúlio Vargas, entre as Ruas Sete de Setembro e Uruguai. Este ano, a iluminação da avenida, será apresentada de forma tradicional, sendo uma releitura dos natais dos anos 90, quando a instalação ao longo da Getúlio Vargas lembrava um túnel. 

“Estávamos fazendo os últimos acertos com a Celesc. Serão colocados os pinheiros e acessórios nos super postes e tudo está certo e caminhando dentro do cronograma. Assim como ano passado, estamos fazendo o reaproveitamento de material. Nossa equipe que trabalha no barracão do Papai Noel é muito competente. Durante o ano foram recuperado muitos materiais. Este ano eu ouso em dizer que será a mais linda de todas que tivemos”, adiantou o Secretário de Cultura de Chapecó, Nemésio Carlos da Silva.

A abertura oficial ocorre em uma sexta-feira (29) e a partir de então contará com o apoio de inúmeras apresentações culturais com a sequência das atividades no sábado e domingo (30 e 31). E de 2 ao dia 21 de dezembro, todas as noites, acontecerão apresentações culturais. “Teremos uma ênfase mais espiritual no primeiro dia, um momento mais de reflexão, mostrando a essência do Natal como uma festa cristã. A ideia é que as famílias e comunidade possam interagir, fazer fotos e se integrar”, conta.

Além disso, toda a parte elétrica da praça foi substituída, segundo o secretário o objetivo é o de economizar, já que os refletores tinham um gasto excessivo de luz. “A luz branca foi substituída por luz de led e colorida. A ideia inclusive e fazer que essa iluminação seja destinada a campanhas como Outubro Rosa, Novembro Azul, Maio Amarelo” contou o secretário.

Novidades

Este ano diversos temas serão abordados na decoração e um deles é o “Lixo Zero”, campanha da prefeitura. Além disso, fazem parte da decoração, duas casas de madeira e acrílico feitas na penitenciária de Chapecó, reproduzindo a casa de brinquedos do Papai Noel. “Este ano a gente mudou o fluxo dentro da praça. A entrada será pela frente da catedral, com exceção da lateral da avenida, o restante será fechado, até mesmo a escada, que é onde ficará o palco”, contou Nemésio.

Cronograma de apresentações

Para abrir a programação deste ano, na Praça Central será palco de apresentações artísticas (música e dança), luzes, vídeos com imagens e falas de líderes religiosos, onde as linguagens conversam e traduzem o amor, alegria e paz. Além disso, acendimento das Luzes e Abertura da Visitação à Decoração Natalina da Praça Coronel Ernesto Bertaso.

Apresentações 29/11

Na sexta (29) haverá apresentações de músicas, danças, luzes e vídeos. Já no sábado (30), a partir das 14h, está programada distribuição de algodão doce, pipoca, balões e pintura facial, também com brinquedos infláveis, biblioteca na praça, apresentações artísticas, orquestra entre outras atividades. 

Horário do comércio

Reconhecendo a lei municipal de 1993, que estabelece horário livre para o comércio em Chapecó, a Câmera dos Dirigentes Lojistas (CDL) orientou seus associados para o atendimento especial aos seus clientes no período pré e pós Natal 2019. Confira:

Dezembro 

Domingo (1) 
Horário opcional

Segunda a sexta-feira (2 a 6) 
Até às 20h

Sábado (7) “Dia D” 
Até às 18h

Domingo (8) 
Das 16h às 20h

Segunda e sábado (9 a 14) 
Até às 20h

Domingo (15) 
Das 16h às 21h

Segunda a domingo (16 e 22) 
Até às 21h

Segunda-feira (23) 
Até às 22h

Terça-feira (24) 
Até às 17h

Quinta-feira (26) 
Após às 13h

Terça-feira (31) 
Até às 16h

Quarta-feira (02/01/2019) 
Após às 13h


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Confira a lista de filmes da Netflix indicados ao Oscar 2020
Veja o que esteve em alta no Google no Brasil em 2019
2020 é ano bissexto: saiba porque o ano tem um dia a mais e curiosidades sobre a data
Cantor de Guatambu se classifica para a próxima fase do The Voice Kids
2020 terá 11 feriados nacionais em dias de semana
Ano novo será regido por Xapanã, orixá da transformação
10 Atividades para fazer com os filhos nas férias
Que roupa usar? O que comer? Veja as superstições para um 2020 mais próspero
Jakson Follmann é o campeão da terceira temporada do Popstar
Follmann está na final do Popstar