Violinista italiano ministra oficina de música na Unochapecó

Violinista italiano e professor do Conservatorio Cesare Pollini, Elio Orio, esteve na Universidade para uma oficina de violino, viola e música de câmara.

- Publicidade -
 

Desde o início do ano, é possível ouvir o som de diversos instrumentos musicais pelos corredores da Unochapecó, resultado das constantes práticas dos estudantes de Música da Uno. Para que esse som se torne ainda melhor, o violinista italiano e professor do Conservatorio Cesare Pollini, Elio Orio, esteve na Universidade para uma oficina de violino, viola e música de câmara.

Na noite desta terça-feira, para pôr em prática tudo o que foi aprendido durante os três dias de evento, ocorreu o Recital de Encerramento, no Salão de Atos.

Desde domingo (27/10), quando aconteceu o primeiro dia da atividade, acadêmicos do curso, membros da Orquestra de Câmara da Unochapecó e da Orquestra Sinfônica de Chapecó, além de alunos do Programa Arte Cidadã e da Escola de Arte, passaram por experiências de muito aprendizado. Cada um deles teve a oportunidade de apresentar uma música para o professor que, individualmente, dava dicas e ensinava formas dos jovens se aperfeiçoarem.

:: Últimas notícias

Para Elio, que já participou de algumas das mais importantes Orquestras da Itália, poder contribuir com a formação dos estudantes é sempre gratificante. "Essa é a sexta vez que venho para o Brasil e é como estar em casa. As pessoas são muito receptivas e tem muita vontade de aprender. Isso é uma grande satisfação como músico porque nós gostamos de comunicar, seja com música ou com ensinamento. Então, é sempre um prazer para um músico transmitir conhecimento em outro país".

Os estudantes também gostaram da atividade. Daniel Kulba Soares, da Orquestra de Câmara da Uno, apresentou uma composição de Bach e aproveitou bastante as dicas do professor. "Estou achando incrível. Ele trabalha com músicos fantásticos e ainda assim tem paciência para ensinar que não tem tanta prática. É muito bom receber um violinista como ele e ter esse tipo de aula na nossa cidade".

De acordo com a organizadora da atividade e professora do curso de Música da Uno, Karyni Da Vila, essa experiência é importante para os estudantes e, também, para o curso. "Conhecer alguém da área, ainda mais um profissional da Itália, que é um dos lugares considerados como berço da música, é muito enriquecedor para quem está aprendendo e assistindo. Não precisa nem mesmo tocar, apenas estar como ouvinte já é uma experiência incrível", finaliza.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caravana Iluminada de Natal da Coca-Cola chega em Chapecó
Livro "Simplifique-se: Dicas, listas e kits para organizar sua vida” será lançado nesta quinta-feira (5), em Chapecó
Programação especial do Natal de Caibi segue até o dia 27
Luzes de Natal serão acesas nesta sexta-feira em Chapecó
4ª Cedup Fashion Chapecó apresenta pluralidade na passarela nesta quinta-feira (28)
Projeto Bibliobike roda o Oeste para despertar a paixão pelos livros
Camerata Florianópolis realiza Concertos de Natal em Chapecó
Mário Motta representa SC na bancada do Jornal Nacional
Stand up com Cris Pereira será no sábado em Chapecó
Segunda temporada de “YOU” chega em dezembro na Netflix