Workshop sobre a saúde do coração ocorre neste sábado em Chapecó

Com entrada gratuita, o evento prevê sensibilizar as pessoas em relação ao risco cardiovascular e o diabetes tipo 2

- Publicidade -
 

No próximo sábado (21) um Workshop Educativo e de Fotografia sobre a saúde do coração ocorre em Chapecó, às 9h, na sede da Eco Eventos. O evento faz parte da campanha “Quem Vê Diabetes Vê Coração” e é realizado pela ADJ Diabetes Brasil e a Novo Nordisk, em parceria com a Associação dos Diabéticos e Hipertensos de Chapecó (ADHI). O evento terá a presença da Presidente da Associação e de médicos.

>> Últimas notícias <<

O objetivo da campanha é sensibilizar as pessoas em relação ao risco cardiovascular e o diabetes tipo 2. O workshop será conduzido por uma educadora em diabetes e um cardiologista. Serão abordadas práticas saudáveis, como ajudar a escolher os melhores alimentos, como incorporar a atividade física à rotina diária e o uso correto dos medicamentos. 

Na segunda parte, o evento promove uma oficina sobre a Fotografia e o Coração. A atividade busca reforçar a ideia da importância dos cuidados com o diabetes na prevenção das doenças cardiovasculares. A fotografia funciona como um espelho das pessoas, do mundo e da vida. É o coração que bate no seu próprio ritmo, respeitando-se e expressando, por meio da fotografia, muitas histórias de vida.

Para o encerramento do evento, é realizado um encontro, onde os participantes desfrutam ao ar livre e registram os momentos por meio de seus celulares. Posteriormente, as fotografias tiradas na ocasião serão apresentadas em uma exposição. O evento é voltado para pessoas com diabetes tipo 2 e cuidadores. A entrada é gratuita.

Sobre as doenças do coração

As doenças do coração vitimam 17,3 milhões de pessoas ao redor do mundo todos os anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Somente no Brasil são 300 mil. Cerca de 80% das pessoas com diabetes morrem em decorrência de complicações cardiovasculares. O colesterol alterado é um dos fatores de risco para essa complicação.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares, afecções do coração e da circulação representam a principal causa de mortes no Brasil. No período de 2004 a 2014, foram responsáveis por 3.493.459 óbitos, 29% do total, sendo uma morte a cada 40 segundos no país. 

As doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes que aquelas devidas a todos os tipos de câncer juntos, 2,3 vezes mais que as todas as causas externas (acidentes e violência), 3 vezes mais que as doenças respiratórias e 6,5 vezes mais que todas as infecções incluindo a AIDS. O alerta, a prevenção e o tratamento adequados podem reverter essa grave situação.


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Em tempos de pandemia, atenção para evitar doenças da visão
Dia da pizza: saiba como deixar sua receita mais saudável
Farmacêutica dá dicas para melhorar a imunidade
Como mediar conflitos em casa durante o período de isolamento social
Crianças deprimidas por causa da pandemia: como ajudar?
Relações digitais: como humanizar os contatos em tempos de isolamento
Atividade física melhora condicionamento cardiorrespiratório e auxilia pessoas com asma
Coronavírus x obesidade: 7 a cada 10 brasileiros estão acima do peso
5 passos para a higienização correta de frutas, verduras e legumes
4 dicas para se exercitar com a família em qualquer lugar