Workshop sobre a saúde do coração ocorre neste sábado em Chapecó

Com entrada gratuita, o evento prevê sensibilizar as pessoas em relação ao risco cardiovascular e o diabetes tipo 2

- Publicidade -
 

No próximo sábado (21) um Workshop Educativo e de Fotografia sobre a saúde do coração ocorre em Chapecó, às 9h, na sede da Eco Eventos. O evento faz parte da campanha “Quem Vê Diabetes Vê Coração” e é realizado pela ADJ Diabetes Brasil e a Novo Nordisk, em parceria com a Associação dos Diabéticos e Hipertensos de Chapecó (ADHI). O evento terá a presença da Presidente da Associação e de médicos.

>> Últimas notícias <<

O objetivo da campanha é sensibilizar as pessoas em relação ao risco cardiovascular e o diabetes tipo 2. O workshop será conduzido por uma educadora em diabetes e um cardiologista. Serão abordadas práticas saudáveis, como ajudar a escolher os melhores alimentos, como incorporar a atividade física à rotina diária e o uso correto dos medicamentos. 

Na segunda parte, o evento promove uma oficina sobre a Fotografia e o Coração. A atividade busca reforçar a ideia da importância dos cuidados com o diabetes na prevenção das doenças cardiovasculares. A fotografia funciona como um espelho das pessoas, do mundo e da vida. É o coração que bate no seu próprio ritmo, respeitando-se e expressando, por meio da fotografia, muitas histórias de vida.

Para o encerramento do evento, é realizado um encontro, onde os participantes desfrutam ao ar livre e registram os momentos por meio de seus celulares. Posteriormente, as fotografias tiradas na ocasião serão apresentadas em uma exposição. O evento é voltado para pessoas com diabetes tipo 2 e cuidadores. A entrada é gratuita.

Sobre as doenças do coração

As doenças do coração vitimam 17,3 milhões de pessoas ao redor do mundo todos os anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Somente no Brasil são 300 mil. Cerca de 80% das pessoas com diabetes morrem em decorrência de complicações cardiovasculares. O colesterol alterado é um dos fatores de risco para essa complicação.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares, afecções do coração e da circulação representam a principal causa de mortes no Brasil. No período de 2004 a 2014, foram responsáveis por 3.493.459 óbitos, 29% do total, sendo uma morte a cada 40 segundos no país. 

As doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes que aquelas devidas a todos os tipos de câncer juntos, 2,3 vezes mais que as todas as causas externas (acidentes e violência), 3 vezes mais que as doenças respiratórias e 6,5 vezes mais que todas as infecções incluindo a AIDS. O alerta, a prevenção e o tratamento adequados podem reverter essa grave situação.


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Uso inadequado de antibióticos aumenta resistência de bactérias
Hospital alerta para cuidados com mães de prematuros
Sete em cada dez brasileiros acreditam em fake news sobre vacinas
Taxa de rejeição familiar para doação de órgãos é de 25% em SC
2ª etapa da campanha de vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira (18)
Dia Mundial do Veganismo: conheça essa filosofia de vida
Ingressos esgotados para a palestra de Dráuzio Varella em Chapecó
Lavar as mãos pode prevenir doenças
Sábado será Dia D de vacinação contra o sarampo
Dia do Atletismo: 6 dicas para iniciantes na corrida